Quarta-feira, Junho 12, 2024
CidadeDestaqueOutros Destaques

Jardim Dr. Alberto Araújo em Almada reabre após requalificação

Agora requalificado, o jardim Dr. Alberto Araújo, no centro de Almada, vai ser palco de atividades desportivas, oficinas e visitas guiadas já no próximo sábado. 

 

Recentemente requalificado pela Câmara Municipal de Almada, o jardim Dr. Alberto Araújo, no centro de Almada, volta a abrir ao público já este sábado, dia 4 de maio, com atividades para toda a família. Há leituras para os mais pequenos, chi-kung, mercado urbano e uma visita guiada pelo jardim.

Às 10h, a visita “Redescobrir o Jardim” começa junto ao painel de azulejos de Manuel Cargaleiro, mostrando aos participantes o novo parque infantil, a renovada fonte e os diferentes canteiros com novas plantas.

Publicidade
education-mrec

Destaque ainda para o regresso do MUDA (Mercado Urbano de Almada), que vai estar aberto das 10h às 18h no Largo Gabriel Pedro, com artesanato, cosmética e bancas de comida e bebida. Às 10h30, há hora do conto com “Sedafim: a história de um bicho-da-seda”, para crianças a partir dos 5 anos.

Às 12h, o professor Sérgio Mestre vai dar uma aula de capoeira aberta a todas as idades. Para quem procure uma atividade física mais calma, há chi-kung para maiores de 16 anos às 17h.

No parque, os almadenses podem ainda aprender a cuidar de plantas aromáticas, às 11h30 ou às 16h, ou visitar a Biblioteca Itinerante de Almada, que estaciona no Largo Gabriel Pedro das 10h às 18h.

 

jardim-alberto

Também requalificado, o busto do Dr. Alberto Araújo homenageia uma das grandes figuras da luta antifascista em Almada, dirigente do Partido Comunista Português (PCP) que cumpriu pena no campo de concentração do Tarrafal, em Cabo Verde, e veio a morrer com apenas 45 anos, vítima de uma tuberculose que ali contraiu.

As obras no jardim começaram em 2023, com o valor orçamentado da requalificação a situar-se nos 482 mil euros. No momento do anúncio, ainda em 2022, o vereador Nuno Matias, do PSD, declarou que a renovação visava “desenvolver mais espaço público com qualidade para ser usufruído por quem cá mora e por quem nos visita, com outros níveis de qualidade, mas também com outras abrangências de atividade possíveis de desenvolver”.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Almada. Conheça aqui o programa completo.

 

Fotos: Bruno Marreiros

 

Uma viagem pela antiga sala de cinema da Academia Almadense

Publicidade
fct-cientistas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *