Sexta-feira, Julho 19, 2024
DesportoMobilidade

Kidical Mass: regressa a Almada a manifestação das crianças em bicicleta

“Espaço para a próxima geração” é o mote da manifestação que vai ocupar as ruas de Almada já a 4 de maio, pelas 15h.

 

A Kidical Mass, massa crítica de crianças em bicicleta, manifesta-se já no próximo sábado às 15h em Almada, por uma cidade mais ciclável para os mais novos, leis de trânsito rodoviário amigas das crianças e maior dedicação à mobilidade ativa.

Todos são convidados a participar de bicicleta ou a pé, mostrando o seu apoio ao movimento. Com ponto de encontro nos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, o percurso vai em ritmo lento e acessível até ao Parque da Paz, regressando pela Cova da Piedade e com final no Largo de Cacilhas.

Publicidade
FCT-gif-2

A Kidical Mass “é um movimento global, inspirado no movimento da Massa Crítica, que promove eventos informais protagonizados por crianças e as suas famílias para que estas se possam tornar visíveis aos poderes públicos”, pode ler-se no comunicado de imprensa enviado pelo movimento.

Aos decisores políticos, os manifestantes pedem condições para implementar uma mobilidade cada vez mais suave nas cidades, desde andar a pé às trotinetas, patins e skate, principalmente nas envolventes escolares. Estas condições passam por diminuição da poluição, ruído e tráfego motorizado junto às escolas, rotas seguras, leis de trânsito rodoviário amigas das crianças, limite de 30 km/h na envolvência das escolas e mais espaço público para brincar.

Com presença em Portugal desde 2022, o movimento tem chegado a cada vez mais cidades, começando com 18 no primeiro ano e contando, em 2024, com 33 cidades aderentes.

A iniciativa é organizada de forma voluntária e conta com o apoio de coletivos e entidades que promovem a bicicleta como meio de transporte em Almada, nomeadamente o Estuário Colectivo, Cicloficina de Almada, Pedalar sem Idade Almada, Ciclística, Clube de Campismo de Lisboa e Clube de Ciclismo de Almada.

 

Foto: Kidical Mass Almada

 

Jardim Dr. Alberto Araújo em Almada reabre após requalificação

Publicidade
we-find

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *