O que é o Almadense?

 

O Almadense é um projeto editorial independente e sem fins lucrativos que pretende recuperar um jornalismo de âmbito local, centrado no concelho de Almada. Tem como objetivo informar os almadenses sobre os grandes projetos e sobre as principais opções políticas desenvolvidas na cidade. Mas também publicar histórias e reportagens sobre o que sucede nas freguesias e nos bairros, dedicando especial atenção aos acontecimentos que impactam a vida quotidiana dos residentes.

 

Vivemos um momento em que as cidades vêm ganhando centralidade política, mas isso não se reflete na produção de informação. No Almadense acreditamos que as cidades precisam de um jornalismo profissional, pluralista e com valores sociais. No entanto, o direito à informação escasseia em Almada: à pouca cobertura dada nos órgãos de informação de âmbito regional, juntava-se o desinteresse da imprensa nacional. Nascemos com o objetivo de contribuir para suprir essa lacuna.

 

Ao pôr em foco as preocupações dos moradores e ao divulgar informação sobre temas como a organização do espaço público, a mobilidade urbana, a habitação, a saúde, a cultura ou as políticas sociais, esperamos ter um papel positivo na comunidade, contribuindo para envolver a população na reflexão sobre a cidade e para a união entre todos os almadenses.