10 C
Almada

12 sugestões para aproveitar o início de maio em Almada

No início de maio, Almada abraça o ar livre com passeios pela cidade, pela Mata dos Medos ou no Parque da Paz. Entretanto, continuam os filmes e conversas que comemoram os 50 anos do 25 de Abril, e há muita música – desde o metal progressivo às composições clássicas – por descobrir.

 

1. Ouvir “Choros, Tangos e Sassetti” nos Capuchos

A 3 de maio, às 21h, há música clássica para descobrir no Convento dos Capuchos. «Choros, Tangos e Sassetti» é o título do projeto do violinista Daniel Bolito e do pianista Philippe Marques, que apresentam neste recital choros de Heitor Villa-Lobos, tangos de Astor Piazzolla e peças de Bernardo Sassetti, procurando viajar com o público “ao universo latino-americano, num formato que desafia e reinventa os limites do recital convencional”. A entrada é livre, com reserva de bilhete obrigatória através do email capuchos@cma.m-almada.pt.

 

- PUBLICIDADE -

2. Fazer orientação no Parque da Paz

No sábado, 4 de maio, logo pela manhã, participe numa caminhada no Parque da Paz, com início às 8h30. A caminhada é organizada pelo Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação (CIMO) em conjunto com a União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, e tem como objetivo dar a conhecer esta modalidade desportiva onde o GPS não entra. A inscrição pode se r feita no CIMO ou nos postos de atendimento da união de freguesias.

 

3. Ir ao Mercado Urbano ou fazer chi-kung no jardim Dr. Alberto Araújo

jardim-alberto

Recentemente requalificado pela Câmara Municipal de Almada, o jardim Dr. Alberto Araújo, no centro de Almada, volta a abrir ao público já este sábado, dia 4 de maio, com atividades para toda a família. Há leituras para os mais pequenos, de manhã, uma visita guiada, aulas de capoeira e chi-kung e Mercado Urbano de Almada, das 10h às 18h.

 

- PUBLICIDADE -
referencia

4. Conhecer a resistência antifascista em Almada

A 4 de maio, a partir das 15h, comemoram-se os 50 anos do 25 de Abril de 1974 com “Almada, cidade resistente”, roteiro pelas ruas de Almada para descobrir os momentos centrais da oposição e resistência protagonizadas pelos almadenses. Com encontro na Praça do Comércio, o passeio guiado pela historiadora Maria Alice Samara (que nasceu em abril de ’74) é gratuito, com inscrição obrigatória através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt.

 

5. Ver teatro de marionetas com os mais novos

A 4 de maio, às 16h, e 5 de maio, às 11h, a Red Cloud – Teatro de Marionetas dá à história “Hansel e Gretel” um toque atual, no Teatro Municipal Joaquim Benite. Como pode ler-se na página da Companhia de Teatro de Almada, este “Hansel e Gretel” procura “potenciar um pensamento consciente da natureza das coisas e das vontades, por meio de uma experiência participativa, imersiva e divertida para o público infanto-juvenil e adulto”.

Os bilhetes para o espetáculo dirigido por Sara Henriques e Rui Rodrigues têm o valor de 10 euros, com desconto para jovens e seniores, e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro ou online.

 

6. Conversar sobre cultura e Abril no teatro

- PUBLICIDADE -
referencia

No sábado, 4 de maio, há às 18h conversa com o público no foyer do Teatro Municipal Joaquim Benite. Aí, vão falar sobre “Campanhas de dinamização cultural do MFA” Manuel Begonha, coordenador dessas mesmas campanhas, e Sónia Vespeira de Almeida, antropóloga que obteve o doutoramento com uma investigação sobre as Campanhas de Dinamização e Acção Cívica do MFA. A conversa vai ser moderada pelo professor Pedro Maia, com direito a questões do público no final.

As conversas subordinadas ao tema “Os dias da revolução” continuam até 11 de maio, a propósito da peça “A sorte que tivemos!”, em cena até domingo, que celebra os 50 anos do 25 de Abril.

 

7. Ouvir e conhecer uma banda de metal progressivo

cine-fachada

Também a 4 de maio, pelas 21h30, o palco do Cine Incrível – Alma Danada recebe os Enchantya, banda seixalense de metal gótico progressivo que acaba de lançar o quarto disco, “Symphony of Cerberus”. A seguir ao concerto em formato acústico, há meet and greet com os elementos da banda, onde os fãs podem trocar impressões ou comprar merchandise autografado. A entrada tem o valor de 8 euros e pode ser adquirida aqui.

 

8. Caminhar na Mata dos Medos

Às 9h de domingo, 5 de maio, conheça a Mata dos Medos através de uma caminhada pela sua vegetação. Entre a flora, descubra os pinhais e zimbrais, as plantas aromáticas e as plantas raras e exclusivas da Península Ibérica. A visita começa no parque de merendas do centro de interpretação da Mata dos Medos, com participação gratuita de inscrição obrigatória através de formulário.

 

9. Entrar na Amazónia através do cinema

A 5 de maio, pelas 16h, o FESTin, Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, chega ao Cine Incrível – Alma Danada com Tainá – A Origem, filme de Rosane Svartman que conta a história de uma pequena índia que sonha tornar-se guerreira. Ao longo do caminho, faz diversos amigos, e juntos aprendem a superar as mútuas diferenças e a lutar contra a destruição da floresta amazónica. Os bilhetes têm o valor de 5 euros e podem ser adquiridos aqui.

 

10. Ver um espetáculo de dança premiado

hot-transborda

A 5 de maio, domingo, às 18h, junte-se à esquipa do ALMADENSE para ver “The Hot One Hundred Coreographers”, espetáculo de dança de Cristian Duarte que venceu em 2011 o prémio de melhor criação em dança da APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte.

Composto por referências que vão do clássico ao pop, de Isadora Duncan a Michael Jackson, “The Hot One Hundred” institui-se como uma homenagem aos cem coreógrafos que mais marcaram a trajetória artística de Cristian. O espetáculo, integrado na Transborda – Mosra de dança contemporânea terá lugar no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça.

Os bilhetes têm o valor de 6 euros, com desconto para jovens, seniores e grupos. Podem ser adquiridos na bilheteira do Auditório ou reservados através do e-mail auditorio@cma.m-almada.pt.

 

11. Ver curtas inovadoras sobre a Revolução dos Cravos

Celebrando os 50 anos do 25 de abril, o coletivo artístico O Porco Voador junta-se à Academia Almadense para apresentar ao público as curtas selecionadas na segunda edição do festival “Curtas na Margem”, às 15h de 8 de maio na antiga sala de cinema da Academia Almadense.

A organização pediu aos alunos de todas as escolas com 3º ciclo e/ou ensino secundário de Almada que concorressem com filmes até seis minutos de duração, de qualquer género cinematográfico, sobre os valores de Abril e da liberdade. Este trabalho conjunto deu origem às 18 curtas selecionadas, que mostram o que de melhor se faz no concelho. A entrada é gratuita.

 

12. Ver uma comédia italiana no Auditório Municipal

Na quarta-feira, 8 de maio, às 21h, a 17. ª Festa do Cinema Italiano estende-se à margem sul, com o filme de Riccardo Milani “Obrigado Rapazes” no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça. Antonio, um ator cronicamente desempregado, aceita tornar-se encenador numa prisão, onde decide produzir com os prisioneiros “À Espera de Godot”, de Samuel Beckett. Entregando-se à mais humana das artes, estes homens esquecidos descobrem a esperança, o propósito e a vida além dos muros da prisão.

 

Quer receber as sugestões culturais do ALMADENSE todas as semanas no seu e-mail? Subscreva a newsletter aqui.

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/festival-para-a-infancia-sementes-regressa-a-almada-de-maio-a-junho/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Depois de Ingrid, Almada em alerta devido à depressão Joseph

Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às...

SMAS Almada com orçamento de 39,8 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado na reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 26 de janeiro.   Os...

Cova da Piedade goleia e soma segunda vitória consecutiva

Equipas de Almada voltaram a entrar em campo este fim de semana, somando dois...

Almada integra programa ‘Menos Ruído’ para isolar casas afetadas pelo aeroporto

Protocolo prevê financiamento de 10 milhões de euros para obras em edifícios expostos ao ruído, protegendo direito ao descanso e qualidade de vida