Data é assinalada a 27 de março com lançamento em livro da formação dada por Rui Cardoso Martins no último Festival de Almada, e com sessão gratuita da peça “Uma Barragem Sobre o Pacífico”.
O município de Almada prepara-se para celebrar o Dia Mundial do Teatro, a 27 de março, com uma programação que reflete a tradição cultural e a dinâmica artística da cidade. Nesse sentido, a Companhia de Teatro de Almada (CTA) e o Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB) organizaram um programa que visa valorizar a arte teatral no concelho.
Entre os destaques, está a publicação em livro da formação dada pelo escritor Rui Cardoso Martins na última edição do Festival de Almada, ao abrigo do programa “Sentido dos Mestres”. Mote dessa formação e título do livro agora editado, “Ler Muito, Ver Espetáculos, Viver Mais” reúne em volume a súmula dos ensinamentos do autor, num livro que tem prefácio de Edmundo Cordeiro. A apresentação decorrerá às 18h, com uma conversa entre Rui Cardoso Martins, Ana Água e Gonçalo Frota.
Para a noite, está prevista uma apresentação especial gratuita do espetáculo “Uma Barragem Contra o Pacífico”, em cena no TMJB, adaptado da obra de Marguerite Duras e com encenação de Álvaro Correia. Passada na Indochina francesa na primeira metade do século XX, a história gira em torno de uma mulher viúva que vive com os dois filhos no Sul da antiga colónia, num bungalow isolado junto ao mar. Destroçada com a destruição sucessiva das barragens que insiste em construir para proteger os seus terrenos da água do mar, e acossada pela administração francesa corrupta, acaba por sucumbir à loucura, numa narrativa alegórica que explora questões de identidade nacional. Os bilhetes podem ser levantados a partir das 13h30, e a peça sobe ao palco às 21h.
Antes do espetáculo, será ainda lida a tradicional mensagem do Dia Mundial do Teatro, difundida pelo Instituto Internacional do Teatro e que este ano é da autoria do encenador grego Theodoros Terzopoulos. Produzidas anualmente por diversas personalidades ligadas às artes cénicas, as mensagens servem de inspiração e reflexão sobre o papel do teatro na sociedade contemporânea.