anuncio-farmacia-sobreda
19.2 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

SMAS Almada mantêm preço da água em 2024

CDU e Bloco de Esquerda votaram contra, por entenderem que os preços da água e saneamento deveriam descer. 

 

A Câmara Municipal de Almada decidiu manter em 2024 os tarifários aplicados pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS). “Em 2024, os SMAS mantêm o tarifário de abastecimento de água que vigorou no ano de 2023, com alguns ajustes”, afirmou Teodolinda Silveira, vice-presidente da CMA, durante a reunião camarária realizada a 30 de novembro, que aprovou a proposta.

Ao mesmo tempo, também será mantida no próximo ano a aplicação da tarifa social da água que, desde o início de 2023, passou a ser aplicada de forma automática aos agregados familiares que apresentem carência económica.

A proposta foi aprovada com seis votos favoráveis (PS e PSD) e cinco contra da (CDU e Bloco de Esquerda).

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

Na sua declaração de voto, a CDU justificou o voto contra com o atual “quadro social e económico geral do país, caracterizado pelos baixos salários e aumento generalizado do custo de vida”, afirmou a vereadora Helena Azinheira. Neste âmbito, “a CDU propôs uma redução de taxas, tarifas e preços praticados pelo município, em especial no que respeita à água para consumo humano e saneamento básico”, acrescentou.

Na mesma linha, o Bloco de Esquerda recordou que apresentou uma “proposta de redução das tarifas, dado o contexto e a conjuntura em que nos encontramos. Essa proposta não foi refletida e, portanto, votamos contra”, afirmou Jefferson Oliveira.

Por seu lado, Nuno Matias, vereador eleito pelo PSD, destacou a importância de reconhecer a necessidade de haver respostas sociais, afirmando que atualmente o tarifário social da água “custa ao município quase 3 milhões de euros”. Ou seja, estamos a dar um apoio social aos agregados familiares mais desfavorecidos”. Além disso, “o tarifário de 2023 não teve o aumento na magnitude que foi por aí propagado”, defendeu o autarca, sublinhando a opção do município de “não atualizar a tarifa da água par 2024”, o que se reflete “numa descida real face ao facto de termos inflação”.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/camara-de-almada-aprova-orcamento-de-1857-milhoes-de-euros-para-2024/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
banner almadense_300x600px

Últimas

PUBLICIDADE
festival-almada

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Rendas em Almada: mediana mantém-se nos 12 euros por metro quadrado

Município registou nos primeiros meses de 2025 um valor mediano de 11,98 euros por...

Almada assina protocolo para instalar Loja de Cidadão na Romeira

O protocolo foi assinado entre a Câmara Municipal de Almada e entidades estatais e...

Linhas Mar ligam grande Lisboa às praias da Margem Sul

Regresso do serviço contempla uma nova linha entre a Costa da Caparica e Odivelas,...

“Festa das Vilas” anima Charneca de Caparica com Rosinha e dez dias de festa

Música ao vivo, bancas de artesanato, tasquinhas com petiscos regionais e uma área de...