anuncio-farmacia-sobreda
21.9 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Costa da Caparica vai ter um novo centro de saúde

Novo equipamento de cuidados de saúde primários visa dar resposta à população da Costa da Caparica e da Trafaria.

 

A Costa da Caparica vai ter um novo centro de saúde, que será localizado na zona urbana das Terras da Costa, de forma a dar resposta à população da Costa e também da Trafaria.

O lançamento do concurso referente ao projeto para a contrução do novo equipamento —no valor de 200 mil euros—, foi aprovado esta segunda-feira, dia 4 de dezembro, em reunião camarária.

Trata-se de uma obra “importante, não só para a freguesia da Costa da Caparica, mas para todo o concelho de Almada”, sublinhou o vereador José Pedro Ribeiro, responsável pelo pelouro das infraestruturas e obras municipais, que não revelou o valor total da empreitada, nem a data de arranque da obra.

- PUBLICIDADE -

Para Nuno Matias, vereador do PSD na Câmara de Almada, esta é uma obra “fundamental”, que irá permitir à freguesia ter “um equipamento mais adequado às necessidades dos utentes da Costa da Caparica e da Trafaria”, afirmou, acrescentando que a autarquia poderia “auxiliar a capacidade de atrair mais trabalhadores do setor, nomeadamente médicos e enfermeiros, para dar resposta àquilo que são as necessidades da população”, nomeadamente através de apoios ou incentivos à fixação destes profisisonais.

De acordo com o portal do SNS, a Unidade de Saúde Familiar (USF) da Costa da Caparica, atualmente localizada na avenida 1º de Maio, conta com um total de 11 médicos, 10 enfermeiros, sete secretários clínicos e seis internos.

 

Feijó também vai ter um novo equipamento

Também a freguesia do Feijó vai contar com um novo centro de saúde, cuja construção já foi incluída no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O plano do Governo prevê um investimento de cerca de dois milhões de euros na infraestrutura e de 167 mil euros em equipamento, com a construção a ser executada até dezembro de 2025.

Recorde-se que a União de Freguesias do Laranjeiro e Feijó conta apenas com a USF do Laranjeiro, cujos recursos são limitados para dar resposta às necessidades dos utentes de ambas as freguesias, havendo atualmente cerca de 20 mil utentes sem acesso a médico de família.

O futuro equipamento será construído junto à Biblioteca Municipal José Saramago e ao edifício do Poder Local, num terreno cedido pela Câmara Municipal de Almada.

 

- PUBLICIDADE -

https://almadense.sapo.pt/cidade/na-comunidade-de-leitores-de-almada-discutem-se-livros-e-nascem-amizades/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

Últimas

PUBLICIDADE
Mestrados-half

Mais Notícias

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Artigos Relacionados

11 das 18 vagas para médico de família ficaram por preencher em Almada e Seixal

Na Unidade de Saúde Local Almada-Seixal, 46% das vagas ficaram por preencher, incluindo as...

Rendas em Almada: mediana mantém-se nos 12 euros por metro quadrado

Município registou nos primeiros meses de 2025 um valor mediano de 11,98 euros por...

Almada assina protocolo para instalar Loja de Cidadão na Romeira

O protocolo foi assinado entre a Câmara Municipal de Almada e entidades estatais e...

Linhas Mar ligam grande Lisboa às praias da Margem Sul

Regresso do serviço contempla uma nova linha entre a Costa da Caparica e Odivelas,...