anuncio-farmacia-sobreda
26.7 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Santos populares 2024: roteiro dos arraiais em Almada

Junho é sinónimo de caldo verde, sardinhas, baile e muita animação: conheça aqui os arraiais que celebram os santos populares em Almada, do Feijó à Capitão Leitão.

 

Capitão Leitão (Almada Velha)

As festas abrem já na sexta-feira, dia 7 de junho, na Rua Capitão Leitão, em Almada Velha, com Rui Terrinha a animar o público a partir das 21h. Não vão faltar sardinhas, caldo verde, pão com chouriço, ou até mesmo algodão doce e farturas. A 8, sábado, o palco pertence a César. Já na véspera de feriado, 9 de junho, é Euclides Dourado a estrela da noite.

A festa continua nos dias 12, 14 e 15 de junho, com Vítor Ginja a protagonizar a noite de Santo António. A 14, é a vez dos Duo Orange, seguindo-se a 15 Pedro Manuel. A banda Duo Fax abre a pista de dança a 22 de junho. Já na noite de São João, 23 de junho, Cátia Sofia canta para os almadenses até à meia-noite.

- PUBLICIDADE -
banner-capuchos

 

Cacilhas

Nos dias 22, 23 e 29 de junho regressam os arraiais a Cacilhas. A animação começa por volta das 19h e prolonga-se até à meia noite com comida e música.

 

Laranjeiro e Feijó

Na noite de Santo António, 12 de junho, o Clube do Sargento da Armada, no Feijó, comemora os 50 anos do 25 de Abril com um arraial recheado de sardinhas, entremeada, chouriço, bifanas e muita animação a partir das 17h.

Já na Praça Urbano Tavares Rodrigues, no Feijó, os santos populares celebram-se a partir de 14 de junho. Nessa noite, o baile começa às 21h30, com Cátia Sofia, precedido de duas atuações de tunas do concelho. No dia seguinte, sábado, há diversão para os mais novos com a Palhaça Mimi e baile com Quina Barreiros, também às 21h30. Já no domingo, dia 16, a festa começa às 19h com o grupo de percussão almadense Porbatuka, com baile marcado para as 20h30.

- PUBLICIDADE -

Os Kilate Musical abrem o novo fim de semana na sexta-feira, 21 de junho. No sábado, 22, vai ser transmitido o jogo Turquia-Portugal do Euro2024, seguido de baile com Showman. Já a 23 de junho, véspera de São João, o baile com Ludgero dura até à meia-noite.

 

Pragal e Ramalha

No Bairro do Matadouro, perto da estação ferroviária do Pragal, Carla Carapeto anima o público a 8 de junho. Já as noites de 15 e 29 de junho começam com karaoke, a que se seguem concertos dos Manos Rodrigues das 22h à 1h. A voz de Ludgero soa a 22 de junho, com bifanas, caldo verde e petiscos à mistura.

No ringue da Ramalha, a festa começa a 21 de junho e vai até 24 de junho, com participação especial da Marcha da Ramalha. Germano é o primeiro a subir ao palco, a 21, seguindo-se Nelson & Nelson, a 22. Hélder Costa tem atuação marcada na noite de São João, com Luísa Mafalda a continuar a festa no dia seguinte.

 

Charneca de Caparica

No dia 15 de junho, os charnequenses estão convidados a divertir-se no arraial organizado pelo Grupo Desportivo e Recreativo Quinta Nova, onde não vai faltar música ao vivo. A animação começa logo às 18h com a atuação do coro da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense (SFIA) a partir das 18h e prossegue com o Rancho Folcrórico Vale Flores às 20h.

- PUBLICIDADE -
MatNOVA-MREC

O grupo 7 Saias sobre aos palcos às 21h30 e, finalmente, Rod Mark traz o seu DJ Set a partir das 23h. O arraial tem lugar na sede do GDR Quinta Nova, situado na Av. Fernando Namora, na Charneca de Caparica. “Traga a sua família e venha provar as nossas sardinhas ao som de música ao vivo”, anima a organização.

Já a 22 de junho, a festa muda-se para a rua Alfredo Keil (junto ao Mercado Municipal da Charneca de Caparica), a partir das 17h. Organizado pelo grupo Águias Vermelhas Concertinas, o arraial vai contar com música ao vivo assegurada por Vítor Ginja e Beto. Também não vão faltar petiscos como caracóis, chouriço, pipis, ou menus que incluem sardinhas, caldo verde ou bifanas.

Também no sábado, dia 22, há arraial dos santos populares no Vitória Clube Quintinhas, que arranca com a projeção do jogo Portugal-Turquia às 17h. A festa prossegue com demostração das modalidades às 19h e continua noite dentro com música de Luís Tomás.

Na noite de São João, 23 de junho, há arraial no bairro de São João da Sobreda com música estará a cargo de Gina Reis. Organizado pela Associação Cultural e Recreativa do Bairro São João da Sobreda, a festa tem lugar na rua das Acácias a partir das 17h. Não vai faltar a sardinha assada, as bifanas, a entremeada e a animação.

 

Costa da Caparica

Na Costa da Caparica a festa faz-se a 16 de junho com o arraial “Somos Costa”, que assinala também a festa de final de época do Grupo Desportivo Pescadores da Costa da Caparica (GDPCC). Neste arraial especial, não faltará música ao vivo, piscinas insufláveis para as crianças, matraquilhos humanos, quermesse, entre outras surpresas.

Já nos dias 22, 23 e 24 de junho, a festa muda-se para a rua Mestre Adrião (rua 15), na Costa da Caparica, também com muita animação. Na véspera de São João, também há arraial na Fonte da Telha, no Largo dos Pescadores.

 

Vila Nova de Caparica

A 21 e 22 de junho, também há arraial em Vila Nova da Caparica, organizado pela Junta de Freguesia de Caparica e Trafaria. A festa tem lugar na rua Nuno Tristão (junto à escola) e decorre entre as 19h e a meia-noite. Na noite de sexta-feira, dia 21, a música será assegurada por César Silva a partir das 21h, enquanto que no sábado, dia 22, há baile com Miguel Vila Nova.

 

Bairro do Matadouro

Este ano, o ringue do bairro do Matadouro, no Pragal, volta a receber arraiais alusivos aos santos populares nos dias 22 e 29 de junho. Não faltará comida e música para animar os fregueses.

 

Para além dos santos

Em junho, Almada está em festa com concertos de Sérgio Godinho, Rosinha e Cais Sodré Funk Connection, marchas populares ou espetáculos de dança e comédia. Consulte aqui a programação completa do “Está Tudo em Festa”.

 

 

Notícia atualizada a 20 de junho de 2024.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/jovens-almadenses-vencem-prova-nacional-de-robotica-e-vao-a-europa/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

1 Comentário

  1. Coitada da Costa da Caparica
    Festas, sardinhadas, qualquer coisa sem ser ruas esburacadas, ah, mas temos praia.
    Que bom
    Que alegria para quem vive cá.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matnova-FCT

Últimas

PUBLICIDADE
MatNOVA-MREC

Mais Notícias

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Artigos Relacionados

Concurso “Sabores de Almada 2025” regressa com diversidade gastronómica a votação

Da cozinha tradicional portuguesa à cozinha de autor, passando pela gastronomia internacional e pelas...

Gregory Bernard e o sonho de devolver o icónico Transpraia à Costa da Caparica

Parado desde a pandemia, o Transpraia poderia voltar a circular já no próximo verão....

Almada assinala Jornadas Europeias de Arqueologia com programa gratuito

Data assinala-se este sábado, dia 14, com atividades gratuitas no município que visam promover...

“Almada de Portas Abertas” traz música, moda e tasquinhas ao centro da cidade

Animação com artes, música, bancas de gastronomia variada e um desfile de moda fazem...