Quarta-feira, Junho 12, 2024
Cidade

Literatura, tasquinhas, música e passeios: desfrutar da semana em Almada

Aproveitar a Feira de Cacilhas, participar num festival literário ou passear pela Costa da Caparica são algumas das sugestões do ALMADENSE para os próximos dias.

 

O sol cada vez brilha mais forte em Almada. Por isso, a cidade continua a sair, com passeios pela Costa, expedições no Parque da Paz ou a Feira de Cacilhas, que regressa em força com música, tasquinhas e insufláveis.

Como as noites ainda são frescas, sugerimos que descubra a história de amor Camus-Casarès, veja um filme italiano ou assista ao concerto de abertura do Festival dos Capuchos, que começa já na próxima quarta-feira.

Publicidade
FCT-gif-2

 

1. Ler, escrever e ouvir música no festival Read On

solar-zagallos

Começa hoje no Solar dos Zagallos o festival Read On Almada, que junta literatura, escrita e música num só evento dirigido aos jovens dos 12 aos 19 anos.

A 24 de maio, Nuno Ribeiro assegura uma entrevista seguida de momento musical. A 25 de maio, o artista Poeta da Cidade toma o palco às 21h30, declamando poesia com o músico Wake up Sleep.

Todas as atividades são gratuitas. Há ainda cinco exposições por descobrir e bancas de comida de rua, com opções vegan. Conheça aqui o programa completo.

 

2. Aproveitar a Feira de Cacilhas

Já começou junto ao Farol de Cacilhas uma feira que junta música, tasquinhas, artesanato e insufláveis.

O tributo aos Xutos e Pontapés Dados Viciados anima o público na sexta-feira, dia 24 de maio, a partir das 22h. Pelas 19h, a escola de dança Flamenc’A Sul traz ao palco os ritmos árabes da Andaluzia. A cantora Maria Leal sobe ao palco no sábado, 25 de maio, a partir das 22h.

No domingo há baile, para além de outras atuações de grupos locais. Conheça aqui o programa completo.

 

3. Comer caracóis na rua Cândido dos Reis

caracois-cacilhas

Este fim de semana (entre 24 e 26 de maio), abre em Cacilhas a época do caracol, que traz travessas de caracóis a cinco euros e imperial a um euro em todos os restaurantes aderentes.

Cabrita, Carmen,  O Cais, O Canecão, Casa das Artes, Danúbio, Escondidinho, O Martins, O Mirrita, A Madrugada, Pikaki, Solar Beirão, O Túnel e Peralta são os 14 restaurantes que compõem a décima edição do Festival do Caracol e da Cerveja, mais três do que no ano anterior.

 

4. Rir numa produção da Universidade Sénior

Na sexta-feira,24 de maio, pelas 17h, os alunos da Universidade Sénior D. Sancho I convidam o público almadense para “Rir é o Melhor Remédio”, uma comédia com vários sketches humorísticos adaptados de espetáculos do Parque Mayer.

Esta peça, em cena no Auditório Fernando Lopes-Graça, “dá oportunidade aos nossos alunos seniores de mostrar que a idade é um número, não tendo relevância no desempenho artístico”, indica a organização.

Os bilhetes têm o valor de 7,50 euros e podem ser adquiridos à entrada do evento.

 

5. Descobrir a grande paixão de Albert Camus no Auditório Municipal

Ainda a 24 de maio, às 21h, o Teatro Municipal Joaquim Benite recebe a primeira sessão de “Camus-Casarès, une géographie amoureuse”, peça da companhia Châteaux en Espagne que acompanha os traços de uma das relações epistolares mais intensas de sempre.

Conhecendo-se no dia em que os americanos desembarcaram na Normandia, o filósofo e a atriz não conseguem resistir ao amor que os une e trocam, a partir dessa data, 875 cartas.

Há nova sessão no sábado, às 21h, e no domingo, às 16h. Os bilhetes têm o valor de 13 euros, com desconto para jovens e seniores, e podem ser adquiridos online ou na bilheteira do teatro.

 

6. Ver comédia stand-up no mítico Cine-Incrível

Rialma-bruno

Também na sexta-feira, 24 de maio, pelas 21h30, o Cine Incrível – Alma Danada recebe mais uma sessão de Rialma. David Esteves, Iolanda Figueiredo e Vítor Costa são as estrelas da noite, “mas a constelação nunca está completa”, indica a organização nas redes sociais. Os bilhetes têm o valor de 5 euros (pré-venda) ou 6 euros (à porta).

 

7. Caminhar “a todo o Vapor” pela Costa

Comece a manhã de sábado, 25 de maio, com uma caminhada de início marcado na Costa da Caparica às 9h30. Depois de se juntar perto da rotunda por trás do restaurante “O Barbas”, os participantes vão percorrer toda a orla costeira até à Cova do Vapor, sem esquecer as baterias de Alpena e da Raposeira.

A participação é livre. Para mais informação, consulte o site da organização.

 

8. Ouvir Dead Club e Cariño Muerto no centro histórico

A 25 de maio, a partir das 17h, o Cine Incrível – Alma Danada recebe mais uma Damn Session organizada pela Triptych. Cariño Muerto procura os sons hipnotizantes do synth-pop, enquanto os Dead Club se destacam pelas sensações intensas que despertam em palco.

Os bilhetes têm o valor de seis euros, e podem ser adquiridos à entrada ou online.

 

9. Aprender sobre biodiversidade no Parque da Paz

paz-cao

A 26 de maio, das 9h às 22h, o Parque da Paz torna-se habitat natural de cientistas com o Bioblitz, um conjunto de iniciativas que permite descobrir as muitas formas de vida que têm refúgio no pulmão verde de Almada. O evento inclui saídas de campo guiadas por especialistas, oficinas sobre a biodiversidade e a problemática da introdução de espécies exóticas, stands e jogos sobre fauna e flora.

Todas as atividades são gratuitas. Consulte aqui o programa completo.

 

10. Ver um espetáculo sobre a natureza em família

“1 Planeta & 4 Mãos” é a peça da Companhia Certa que chega, às 11h de 26 de maio, ao Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça. Conta a história da amizade entre Flor, uma menina enérgica e muito curiosa, e Maria Papoila, jardineira que passa o dia a colher poesias. Juntas, as amigas descobrem como cuidar da mãe-natureza, que tanto cuida de nós.

Os bilhetes têm o valor de 5 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do Auditório, no horário habitual ou uma hora antes do espetáculo.

 

11. Participar num espetáculo-oficina em família

expo-lisnave

Continua no antigo estaleiro da Lisnave a exposição “Portais do Tempo”, onde sete artistas interpretam, transformam e iluminam o 25 de Abril a partir do registo fotográfico de Alfredo Cunha.

A 26 de maio, pelas 15h, há espetáculo-oficina “Capitão Orquídea”, onde toda a família pode aprender mais sobre liberdade, perguntas e transformação. A oficina é gratuita, não sendo necessária inscrição prévia.

 

12. Ouvir Beethoven na abertura do Festival dos Capuchos

Na quarta-feira, 29 de maio, às 21h, começa o Festival dos Capuchos 2024 com a 5. ª Sinfonia de Beethoven, no Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB). Aí, homenageia-se o compositor “cuja música sempre se regeu pelos princípios da liberdade, colhendo inspiração no Iluminismo”, indica a organização na página do Festival.

Os bilhetes têm o valor de 17 euros, com descontos para jovens e seniores, e podem ser adquiridos online ou na bilheteira do TMJB.

 

13. Ver um filme italiano premiado

Também a 29 de maio, pelas 21h, “Piccolo Corpo” de Laura Samani tem sessão marcada no Auditório Fernando Lopes-Graça. O filme conta a história de uma jovem mulher, Agata, que deixa a sua aldeia à beira-mar para tentar libertar a alma do seu bebé nado-morto, partindo numa perigosa viagem.

O filme integra-se na 17. ª edição da Festa do Cinema Italiano. Os bilhetes têm o valor de 3 euros, com desconto de 50% para jovens e seniores.

 

Quer receber as sugestões culturais do ALMADENSE todas as semanas no seu e-mail? Subscreva a newsletter aqui.

 

Décima edição do programa “Há Música na Casa da Cerca” arranca a 25 de maio

Publicidade
FCT-gif-2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *