Ex-deputado socialista Filipe Pacheco assume o pelouro da Habitação, enquanto Inês de Medeiros mantém as pastas da Cultura e Finanças e Nuno Matias (PSD) soma Turismo e Comércio. Mobilidade não tem vereador atribuído.
Quase três semanas após a tomada de posse do novo Executivo da Câmara Municipal de Almada, já é conhecida a distribuição de pelouros, que apresenta algumas novidades.
As competências serão divididas entre os cinco eleitos pelo PS e pelo vereador do PSD, Nuno Matias, que também tinha assumido responsabilidades no anterior executivo. A distribuição decorre do acordo alcançado entre PS e PSD para garantir a governabilidade, deixando CDU e Bloco de Esquerda sem pelouros.
Entre as novidades, destaque para a atribuição da pasta da Habitação ao ex-deputado socialista Filipe Pacheco, de 32 anos, que tem neste mandato a sua estreia no Executivo almadense.
Quanto à anterior responsável pela pasta da Habitação, Teodolinda Silveira, passa a ocupar o pelouro da Educação, ocupado no mandato anterior por João Couvaneiro (que saiu do Executivo municipal). Ao mesmo tempo, a dirigente sobe a vice-presidente, mantendo competências em matéria de Ação e Intervenção Social, Higiene Urbana e Recursos Humanos.
Inês de Medeiros assume Ambiente
Por sua vez, a presidente da Câmara, Inês de Medeiros, mantém grande parte das pastas que assumiu no mandato anterior, nomeadamente Administração, Finanças e Cultura, somando a estas os pelouros do Ambiente, Inovação e Planeamento Urbanístico.
Uma das estreias no Executivo camarário é protagonizada por José Pedro Ribeiro, ex-presidente do Instituto do Cinema e Audiovisual e um dos fundadores da Academia Mundo das Artes. Durante os próximos quatro anos, o vereador terá a seu cargo os pelouros de Infraestruturas e Obras, Administração Urbanística, Economia e Desenvolvimento Local.
Francisca Parreira mantém-se no Executivo, embora sem o pelouro da Administração Urbanística. Conserva as pastas dos Assuntos Jurídicos, Fiscalização Municipal, Património, Proteção Civil e Segurança.
Por seu lado, o vereador eleito pelo PSD, Nuno Matias, assume novas competências em matéria de Turismo, Comércio e Espaço Público, Mercados e Turismo, mantendo ainda os Espaços Verdes.
Finalmente, Desporto, Juventude e Comunicação serão outras das pastas ocupadas por Filipe Pacheco. Quanto a assuntos como Mobilidade ou Transportes, não têm vereador atribuído.
https://almadense.sapo.pt/cidade/ines-de-medeiros-renova-acordo-com-o-psd-na-camara-de-almada/