anuncio-farmacia-sobreda
19.9 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Inês de Medeiros renova acordo com o PSD na Câmara de Almada

PS alcançou um novo entendimento com o PSD para assegurar a governabilidade na Câmara de Almada. Bloco de Esquerda e CDU ficam sem pelouros no Executivo autárquico.

 

O Partido Socialista renovou o acordo de governação em Almada com o PSD para os próximos quatro anos. Reeleita presidente da Câmara, Inês de Medeiros voltou a optar por uma coligação com a formação de centro-direita, tendo chegado a um entendimento com base em vários linhas programáticas, confirmou o ALMADENSE.

Os socialistas conseguiram reforçar a votação nas eleições de 26 de setembro, elegendo cinco lugares do executivo camarário, mais um do que há quatro anos. No entanto, a lista de Inês de Medeiros continuou sem maioria absoluta, o que levou o PS a fazer contactos com todos os partidos que elegeram representação na Câmara Municipal.

 

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

Por sua vez, o PSD elegeu este ano um vereador (menos um do que em 2017). Trata-se de Nuno Matias, que se apresentou como cabeça de lista pela coligação AD (que juntou os partidos PSD/CDS-PP/A/MPT/PPM).

 

nuno-matias
Depois de várias semanas de negociações, PS e PSD chegaram a acordo, tendo decidido dividir os pelouros entre os cinco eleitos pelo PS e o eleito pelo PSD, Nuno Matias.

 

CDU e Bloco de Esquerda na oposição

Desta forma, tanto os quatro vereadores eleitos pela CDU como a vereadora do Bloco de Esquerda se mantêm na oposição.

Ao contrário do que aconteceu nos quatro anos anteriores, no novo mandato um acordo entre PS e Bloco de Esquerda seria suficiente para assegurar a governação. No entanto, após reuniões entre as duas formações, não houve consenso para avançar nessa solução.

Em comunicado, o Bloco de Esquerda adianta que apresentou ao PS um “conjunto de propostas, salientando que qualquer negociação “teria de partir de um acordo político escrito e excluía a participação de partidos de direita”.

Por esse motivo, a formação entende não poder assinar um acordo em Almada por entender que os socialistas queriam vincular o Bloco ao programa do PS “sem garantias de autonomia no exercício do pelouro” e por estar em causa a possibilidade de um entendimento com o PSD. “Este é um ponto que lamentamos. O PS conhece o compromisso eleitoral do Bloco de Esquerda de não formar maiorias com partidos de direita“, escreveu a formação.

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

Sobre esta questão, a presidente da Câmara, Inês de Medeiros afirmou que “todos foram eleitos”, pelo que não faria sentido excluir nenhum vereador do acordo, sobretudo “depois do anterior mandato”, em que o PS governou em coligação com o PSD. Em declarações à agência Lusa, a autarca sublinhou ser esse, de resto, “o espírito da lei autárquica”.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/ines-de-medeiros-aponta-habitacao-e-transportes-como-prioridades-para-o-segundo-mandato/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Últimas

PUBLICIDADE
festa-vilas-charneca

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Teresa Gafeira e um legado ao teatro em Almada: “Tenho orgulho no trabalho feito”

Antes da estreia de Um Adeus Mais-que-perfeito, criação da Companhia de Teatro de Almada...

11 das 18 vagas para médico de família ficaram por preencher em Almada e Seixal

Na Unidade de Saúde Local Almada-Seixal, 46% das vagas ficaram por preencher, incluindo as...

Rendas em Almada: mediana mantém-se nos 12 euros por metro quadrado

Município registou nos primeiros meses de 2025 um valor mediano de 11,98 euros por...

Almada assina protocolo para instalar Loja de Cidadão na Romeira

O protocolo foi assinado entre a Câmara Municipal de Almada e entidades estatais e...