Direitos das crianças celebram-se com atividades em Almada
Um ciclo de cinema, tertúlias e animação para os mais novos: de 17 de novembro a 7 de dezembro, comemora-se em Almada o 34.º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças. O programa dirige-se a famílias e à comunidade escolar.
Almada volta este ano a assinalar a Convenção sobre os Direitos da Criança. Cinema, debates, reuniões abertas à comunidade e um espaço para os mais novos conhecerem os seus direitos são algumas das sugestões para assinalar o 34.º Aniversário da Convenção, que se celebra a 20 de novembro.
A programação é dirigida a técnicos e instituições que trabalham nesta área, mas também a famílias e à comunidade escolar. No concelho, as celebrações iniciam-se a 17 de novembro, pelas 18h, com uma tertúlia sobre acolhimento familiar. A 17, 24 e 30 de novembro, há animação para os mais novos em vários locais do concelho: a partir da dinamização do livro pop-up “Nós, as Crianças… Temos Direitos”, as crianças poderão explorar, de forma divertida, os seus mais importantes direitos.
Já a 5, 6 e 7 de dezembro, o Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça recebe, para os educadores e público em geral, o XII ciclo de cinema pelos direitos das crianças, com “Torri e Loikita”, “Infância à Deriva” e “A Menina Silenciosa”. A 22 de novembro, pelas 14h, decorre na biblioteca municipal Maria Lamas uma reunião plenária com o tema “Infância: Desafios e Respostas”.
A Convenção sobre os Direitos das Crianças teve lugar na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1989, sendo de acordo com a UNICEF o instrumento de direitos humanos mais aceite na história universal. Prevê, entre outros, o direito da criança a ser protegida, ser ouvida e expressar-se livremente.
O evento é dinamizado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, em parceria com a Câmara Municipal de Almada. A programação completa pode ser consultada aqui.
Projeto “Juntos”: artista Pitanga leva às escolas de Almada pedagogia através da arte