Quarta-feira, Junho 12, 2024
ALMA LABOutros Destaques

Restaurante Damasqino traz os sabores da Síria até Almada

Com um menu repleto de especialidades típicas do Médio Oriente e uma atmosfera tradicional e acolhedora, o restaurante oferece uma verdadeira viagem gastronómica e cultural.

 

Foi a 9 de julho de 2022 que o Damasqino abriu portas para oferecer aos seus visitantes uma experiência imersiva pela gastronomia e pela cultura síria. Prestes a completar dois anos desde que abriu em Almada, o restaurante conta com um menu repleto de especialidades típicas do Médio Oriente e uma atmosfera tradicional, acolhedora e convidativa.

“A cozinha síria acaba por ter os seus truques e segredos. É preciso aprender. Há muito sabor e muitas especiarias. Ao contrário do que se pode pensar, não temos por hábito usar muito o picante. Usamos sim muitas especiarias para intensificar os sabores”, conta Bashar Khabbaz, o proprietário do espaço. “Infelizmente, não há assim tantos restaurantes como o nosso. É raro ver a Síria fora da Síria”, partilha.

Publicidade
FCT-gif-2

Quem entra no Damasqino sente de imediato que está na Síria de Bashar. A música que se ouve já do lado de fora dá o mote e pelas paredes encontra decorações, fotografias e lembranças vindas diretamente de Damasco, na Síria. Toda a atmosfera convida a mergulhar numa nova cultura gastronómica.

 

damasqino-forno

É nas entradas que está o segredo da cozinha síria. Entre o húmus, o baba ganoush, o labneh (pasta especial de iogurte), o muhamara (pasta de pimento vermelho com molho de romã) e o mutabal (pasta de beringela assada com iogurte, limão e molho de tahine), o difícil é mesmo escolher. E mais: pode ainda provar os deliciosos kebbeh e falafel!

Há também as famosas “mini pizzas” do restaurante – o manakish, feito com uma massa “muito diferente, muito mais fina, com especiarias do Médio Oriente”, explica Bashar. Para os amantes de kebab, há o mashawi, composto por espetadas com um mix de vários tipos de carne, acompanhadas de arroz, salada e húmus.

A carta do Damasqino apresenta ainda várias opções vegetarianas, tanto nas entradas como nos pratos. Uma das especialidades da casa é o fatteh hummus (grão de bico com pão frito, tahine, frutos secos, samneh), mas também pode escolher experimentar o mujadara (bulgur e lentilhas com cebola caramelizada, servido com salada) ou o khudar (mix de vegetais feito no forno, acompanhado de arroz).

 

equipa-damasqino

Não pode sair do restaurante sem provar alguma das bebidas tradicionais (tamarandi, vimito, ayran), o café arábico, o vinho sírio ou a variedade de chás que o restaurante apresenta. Mas não fica por aqui: há várias sobremesas típicas do Médio Oriente para se deliciar e há ainda a típica shisha, com preços entre os 12 e os 15 euros.

Visitar o Damasqino é uma imperdível viagem gastronómica e cultural. Localizado na rua Comandante António Feio, 28A, o restaurante está aberto de terça-feira a domingo, das 12h00 às 00h00. Todos os sábados à noite há música ao vivo e muita animação.

 

O restaurante Boshq é o paraíso da comida saudável em Almada

Publicidade
education-mrec

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *