António Matos, vereador da CDU na Câmara Municipal de Almada
A partir de 2017 a nova administração municipal PS interrompeu o processo de investimento na infraestruturação desportiva na Charneca da Caparica e em todo o concelho de Almada.
A 27 de Junho de 2009 –faz hoje 15 anos– era inaugurada a Piscina Municipal da Charneca da Caparica, localizada nas Quintinhas, junto ao Parque Aventura, uma grande zona verde com mais de 23 mil metros quadrados.
Esta piscina é dotada com seis pistas e constituiu um notável exercício arquitetónico, tendo obtido um prestigiado prémio de arquitetura e uma ampla divulgação entre profissionais da arquitetura.
Foi uma infraestrutura pensada para as pessoas com necessidades educativas especiais e mobilidade reduzida.
Conheceu rapidamente uma grande procura, assegurando todas as atividades aquáticas —escola de natação, hidroginástica, hidrobike, natação par bebés, almasenior, utilização livre— para uma média de 1 750 utentes.
Uma competente e dedicada equipa de técnicos municipais tem vindo a desenvolver um trabalho de grande qualidade.
A partir de 2017 a nova administração municipal PS interrompeu o processo de investimento na infraestruturação desportiva na Charneca da Caparica e em todo o concelho de Almada, quer em matéria de equipamentos municipais, quer no plano do financiamento às obras de infraestruturas de clubes e coletividades.
A atual administração municipal decidiu também interromper o processo de início da obra de reconstrução da Piscina da Academia, em Almada Velha, tendo indemnizado o construtor para que não iniciasse a obra adjudicada pela administração municipal CDU.
Atual responsável municipal anuncia que “nos próximos 10 a 20 anos, não são precisas mais piscinas no concelho de Almada”.
Foram também abandonados os planos de manutenção dos equipamentos desportivos, o que fez entrar em descalabro o seu funcionamento.
O desporto nao tem qualquer peso político na atual gestão autárquica almadense. Não só não é uma prioridade, como é claramente o parente pobre das atenções municipais. E o resultado é este.
Na escola da Fonte Santa, em Almada, o futuro da educação é hoje
É curioso. O Salazar também não gostava de piscinas.