Carris Metropolitana traz mudanças nas ligações entre Almada e Lisboa a partir de julho

Rede de transporte público introduz novas ligações entre Almada e a capital, mas altera as atuais carreiras com destino ao Areeiro.

 

A Carris Metropolitana criou novas linhas entre o município de Almada e Lisboa, que entram em funcionamento a partir do próximo dia 1 de julho. Entre as novas carreiras para a capital, destaca-se a introdução de uma ligação direta entre a Costa da Caparica e o Cais do Sodré (linha 3708) e também a estreia de uma carreira entre o Centro Sul e Algés (linha 3701). 

 

No entanto, uma das mudanças que está a gerar preocupação junto dos almadenses prende-se com a alteração das carreiras 160 e 161. Com origem no centro de Almada e Costa da Caparica respetivamente, ambas as linhas tinham como destino o Areeiro. Contudo, de acordo com o Conversor de Linhas disponibilizada no site da Carris Metropolitana, a partir de julho, as duas linhas passam a terminar em Sete Rios.

 

Reforços na Charneca e na Costa

Quanto à freguesia da Charneca da Caparica, será uma das mais beneficiadas com nova rede de transporte público rodoviário, que traz novas ligações a Lisboa – Sete Rios (linha 3705), à estação do Pragal (3017), à Trafaria (3019) ou ao Lazarim (3016). Destaque ainda para a introdução de linhas circulares na Charneca da Caparica, Marco Cabaço, Aroeira e Lazarim.

Também a Costa da Caparica vai contar com um reforço, nomeadamente através da nova ligação ao Pragal – Estação ferroviária, via IC20 (linha 3025) e também ao Monte da Caparica – FCT (linha 3021). As novas carreiras já podem ser consultadas no novo site da Carris Metropolitana, mas os horários ainda não estão disponíveis. 

Além da Costa e da Charneca, outro dos locais alvo de reforço é o Hospital Garcia de Orta. A principal unidade de saúde de Almada vai passar a contar com novas ligações à Cova da Piedade (linha 3026) e também ao Miratejo (linha 3525).

Outra novidade é a nova ligação entre a Cova da Piedade (Metro) e o Barreiro (3601), uma linha que pela primeira vez liga o concelho de Almada diretamente ao Barreiro. 

Para consultar a lista de novas linhas no município de Almada, visite o site da Carris Metropolitana, selecione a opção “Lista das novas linhas por município” e escolha “Almada”.

 

Carris Metropolitana: Almadenses descontentes com o fim das carreiras para o Areeiro

Apoie-almadense

4 Comentários

  • Maio 31, 2022 at 6:01 am
    Permalink

    Venho mais uma vez manifestar a minha indignação com o transporte da costa de Caparica..onde somos desprezados esquecidos e nos fazem de cobaias… Agora com a retirada das linhas 161 como chegaremos ao Areeiro… Uma vez que vai tudo para sete rios. E quem trabalha no Areeiro? Isto é uma vergonha, as coisas só melhoram para eles. O pobre que é o sujeito fica completamente prejudicado…

    Responder
    • Maio 31, 2022 at 10:46 am
      Permalink

      Tudo diferente mas benefícios onde estão? Como se diz a Charneca é a grande beneficiada, será porquê? Toda a gente sabe!!! Caparica – Cacilhas? Trafaria – Cacilhas? Caparica-Areeiro? Almada-Areeiro? Gostava de ter uma explicação palpável para o fim destas carreiras, quem tem passe perde tempo, quem não tem perde tempo e dinheiro tudo a favor de quem trabalha, muda a cor mas o cheiro é mais do mesmo ou pior.

      Responder
  • Maio 31, 2022 at 6:44 am
    Permalink

    A linha TST 151 de Sol Mar a Rotunda do Marquês continua a funcionar? A Carris têm alternativa? Obrigada

    Responder
  • Junho 9, 2022 at 5:52 pm
    Permalink

    “Reforços na Charneca de Caparica”?. Então as carreiras existentes continuam, ou vão sofrer alterações?
    É que se houver alterações, as melhorias não são assim tão grandes. Além de que também os atrasos de algumas carreiras que se vão manifestando diariamente não contribuem para as melhorias se continuarem a existir.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.