14.9 C
Almada

Empresa prepara-se para iniciar produção de testes à covid-19 em Almada

Dispositivo portátil desenvolvido pela empresa Stab Vida (sedeada no Madan Parque, em Almada), vai permitir realizar testes à covid-19 em apenas 30 minutos. 

 

“Cabe na palma de uma mão”, começa por explicar Gonçalo Dória, um dos criadores do Doctor Vida, um aparelho portátil, de simples utilização, que permite fazer a deteção da covid-19 em apenas 30 minutos.

Atualmente em fase de validação, o inovador dispositivo foi desenvolvido pela Stab Vida, empresa sedeada no Madan Parque, situado na Caparica, concelho de Almada.

Ao fazer um diagnóstico rápido, o dispositivo permite “reduzir ao máximo o risco de contaminação” com o novo coronavírus, uma vez que elimina vários intervenientes na fase de teste, destaca Gonçalo Dória, em declarações ao ALMADENSE. Ao mesmo tempo, a utilização do Doctor Vida possibilita também “uma rápida tomada de decisões, nomeadamente o isolamento profilático dos pacientes”, fundamental na contenção da propagação do vírus, acrescenta o project manager da Stab Vida. A empresa de tecnologia e genética contou ainda com a colaboração da Vision Volt (também sedeada na Caparica), no que diz respeito ao desenvolvimento da parte eletrónica do dispositivo.

- PUBLICIDADE -

A fiabilidade dos resultados do pequeno aparelho está agora a ser testada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), cuja documentação será posteriormente submetida para aprovação no Infarmed.

Finalizado processo de validação, terá início o fabrico dos dispositivos na incubadora de empresas situada na Caparica. O arranque da produção do Doctor Vida no Madan Parque é possível graças ao licenciamento, obtido no início deste mês, para atividade industrial necessário para o fabrico de produtos tecnológicos nas instalações do parque de ciência e tecnologia. Posteriormente, começará a comercialização do aparelho, que poderá ser utilizado tanto em Portugal como em outros países.

 

https://www.almadense.pt/festival-de-teatro-de-almada-regressa-em-julho/

Apoie o jornalismo local independente

Caro leitor, o seu apoio é fundamental para garantir que o jornal ALMADENSE pode continuar a informar a comunidade com rigor e isenção. Contribuir financeiramente para a sustentabilidade do jornal é uma forma de assegurar que temas relevantes para o nosso concelho continuam a receber cobertura de forma honesta e imparcial, sem influências externas. Cada donativo é importante para nos ajudar a financiar este trabalho e dar voz às histórias que merecem ser contadas. Contamos consigo para continuar esta missão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Rita & Os Usados de Qualidade apresentam álbum no Cine Incrível, em Almada

Novo projeto musical junta a cantora Rita Redshoes e alguns dos mais experientes artistas...

Transtejo suspende transporte de veículos entre a Trafaria e Belém este fim de semana

Durante a interrupção, o transporte de passageiros continua a decorrer no horário habitual. O serviço...

Tágides: Almada recebe Festival Internacional de Tunas Universitárias este fim de semana

Evento musical inclui uma Noite de Serenatas junto aos Paços do Concelho (sexta-feira) e...

APAV Almada: 75% das vítimas são de violência doméstica

Estabelecido em 2021, o gabinete de apoio no concelho tem registado um número maior...