Sábado, Outubro 12, 2024
CulturaDestaqueOutros Destaques

Setembro está aqui, mas o verão continua (e traz concertos, passeios e workshops)

Se está de volta à cidade após umas merecidas férias, aproveite para redescobrir Almada num longo passeio, de Cacilhas ao Parque da Paz ou em intimistas concertos gratuitos. Com a inspiração dos dias de descanso, dê asas à sua veia criativa numa oficina de escrita nas alturas (sim, adivinhou, no topo do Cristo Rei) ou aprenda a pintar azulejos. Afinal, talvez saiba o bem que lhe fazia.

 

1. Viver as festas da Cova da Piedade

Como já é habitual, início de setembro é sinónimo de festas em honra de Nossa Senhora da Piedade. De 5 a 8 de setembro, os piedenses (e não só) vão poder ouvir Nel Monteiro, Porbatuka, Arte Música e Alma Rock. A tradicional missa campal tem lugar no domingo, dia 8 de setembro.

As festividades arrancaram no dia 5 de setembro, com a atuação dos Porbatuka e do artista Nel Monteiro. Alma Rock e Arte Música asseguram a festa na sexta-feira, 6 de setembro. Já no dia 7 de setembro, há tributo às míticas Doce, precedido por concerto na Igreja Matriz com Irina Moscovciuc.

Como habitual, as tasquinhas são presença obrigatória, oferecendo uma variedade de sabores, produtos tradicionais e artesanato. Conheça aqui o programa completo.

 

2. Aprender a pintar azulejos no Mercado da Romeira

undir criatividade e o tradicional azulejo português é a proposta da Crafty Almada para a manhã de sábado, 7 de setembro. No mercado mais cool de Almada, vai poder participar nesta arte com origens no século XIII, aprendendo mais sobre a sua história e as suas técnicas e criando azulejos únicos, que ficam como recordação deste dia especial. Com início às 11h, a oficina termina mesmo à hora de almoço, convidando à visita aos vários espaços gastronómicos no Mercado da Romeira. A inscrição na oficina, em língua inglesa, tem o valor de 30 euros e pode ser feita através de um formulário online.

 

3. Aproveitar as últimas noites de calor com concertos na Sobreda

ricardo-ribeiro

Entre os dias 6 e 8 de setembro, a Sobreda volta a dar palco a vários artistas emergentes em mais uma edição do “Jazz nas Vilas”. A iniciativa arranca na sexta-feira, 6 de setembro, com a atuação do fadista Ricardo Ribeiro, autor de êxitos como “Fadinho Alentejano” ou “Destino Marcado”. Antes dele, Arsénio Martins e o Amora Jazz Trio aquecem o ambiente com os ritmos irreverentes do jazz.

No sábado, 7 de setembro, é a vez de Frankie Chavez, conhecido pela sua mistura de blues e rock. A noite começa com a apresentação musical do Combo Jazz de Alunos do Hot Club, escola de jazz mais antiga do país. Para encerrar o festival em grande, no domingo, 8 de setembro, a Orquestra Jazz do Hot Club sobe ao palco acompanhada pela poderosa voz da cantora moçambicana Selma Uamusse. O evento decorre entre as 15h e as 24h e conta com entrada livre.

 

4. Pintar no escuro com luzes UV

Luzes fluorescentes, experiências com amigos e música: podia ser qualquer noite de sexta-feira mas, na Romeira, estes são sinónimos de Art Night, programa diferente a experienciar já na próxima sexta-feira, 6 de setembro. Entre pipocas e um ambiente descontraído, os participantes vão poder pintar os seus quadros com tinta fluorescente, com artistas experientes prontos a ajudar. A entrada na iniciativa, promovida pelo TECTO Studio, tem o valor de 20 euros, e pode ser adquirida online.

 

5. Celebrar o feminino com música e poesia

tatiana

Ainda na sexta-feira, dia 6 de setembro, pelas 21h, o Auditório Costa da Caparica dá palco às vozes femininas com “Raparigas do Groove”, um coletivo que celebra a mulher através da arte independente. Celebrando a liberdade que começou na Revolução dos Cravos, este grupo de raparigas idealizado por Tatiana Cobbett promete um ambiente informal e intimista onde todas são convidadas a participar. A entrada tem o valor de 5 euros.

 

6. Dar asas à criatividade no topo do Cristo Rei

Apostamos que nunca pensou em escrever no topo do mais icónico monumento de Almada. Felizmente, a inspiração não falta a Conceição Garcia, formadora que dirige a oficina de escrita no dia 7 de setembro, das 15h às 17h30.

Em grupo, os artistas vão ver Lisboa ao longe e criar histórias vistas de cima, numa iniciativa em que reinam o aperfeiçoamento de técnicas literárias e a partilha. A formação tem o valor de 30 euros e pode ser reservada através do e-mail info@escreverescrever.com. Caso não consiga participar nesta sessão, a iniciativa regressa ao Cristo Rei nos dias 5 de outubro, 16 de novembro e 14 de dezembro.

 

7. Aprender mais sobre hábitos sustentáveis com a Mind the Trash

No sábado, 7 de setembro, às 15h, a Biblioteca Central de Almada recebe uma iniciação aos hábitos de vida sustentáveis. Trata-se do projeto GLA-MOUR, promovido pela Mind the Trash, marca de produtos alternativos ao plástico com provas dadas no ramo. “Começar uma pequena revolução a título individual no próprio lar pode desencadear um contributo de proporções inimagináveis na defesa da sustentabilidade do planeta”, indica a organização. A participação é gratuita, com inscrição através do e-mail biblactividades@cm-almada.pt ou do contacto 212 508 210.

 

8. Aproximar os mais novos da leitura no Parque da Paz

monumento-paz

Através das páginas mágicas de “Magia e Natureza, o meu livro de histórias”, de Matilde Oliveira, o Parque da Paz vai tornar-se um reino encantado com muitos animais e personagens inspiradoras. Neste lugar privilegiado, as crianças a partir dos 7 anos e as suas famílias vão poder criar, imaginar e desfrutar da vegetação circundante num ambiente animado e sonhador. O evento tem lugar no sábado, 7 de setembro, pelas 15h. A participação é livre.

 

9. Dançar ao pôr do sol na Costa da Caparica

No sábado, 7 de setembro, aproveite o magnífico pôr do sol das praias da Costa ao som dos ritmos do DJ Wilson Honrado, presença assídua nos palcos nacionais e conhecido pelas suas atuações contagiantes. Já que a entrada é gratuita, aproveite o espaço do TABU Beach Club para beber um Aperol Spritz junto ao mar, no evento promovido por esta marca.

 

10. Redescobrir Almada num longo passeio

Comece o seu domingo, 8 de setembro, com um longo passeio à beira do Tejo, onde não serão esquecidos marcos da cidade como o Parque da Paz ou o Cristo Rei. Com partida marcada às 9h30 junto ao cais de Cacilhas, o grupo segue por Almada – parando no castelo e no miradouro da Boca do Vento – até ao pulmão verde da cidade, subindo até ao Pragal: uma caminhada que, embora árdua, deixará todos satisfeitos. A participação tem o valor de 8 euros, e pode ser assegurada através de inscrição online.

 

11. Encontrar paz interior e entreter os mais novos no Solar dos Zagallos

solar-zagallos

Reencontrar o seu equilíbrio interior com uma aula de Chi-Kung ao ar livre: é esta a nossa proposta para a tarde de domingo, 8 de setembro. Com início marcado às 15h, esta aula veicula a arte milenar da Medicina Tradicional Chinesa, com benefícios para o bem-estar físico e emocional. Durante a aula, os mais novos também vão “Domingar no Solar”, entrando num verdadeiro mundo de fantasia com sessão de contos e oficina gratuita de desenho em 3D. A participação na aula de Chi Kung é gratuita, com inscrição obrigatória através do e-mail solar@cm-almada.pt.

 

Escola Básica Maria Rosa Colaço, no Feijó, inaugurada após requalificação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *