Outono traz música erudita às igrejas de Almada
Evento musical “Sons de Outono” decorre entre 28 de setembro e 26 de outubro, apresentando cinco concertos em Almada.
O outono está de volta a Almada e, com ele, regressa também um evento cultural que já se tornou marcante na cidade: o festival de música Sons do Outono que, este ano, traz cinco concertos dedicados ao tema central “A Palavra”. “A música é uma arte em que o recurso à Palavra não é obrigatório. Contudo, nos concertos deste ciclo, a Palavra estará sempre presente”, destaca a organização.
Na sua 15ª edição, o festival arranca no dia 28 de setembro, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Laranjeiro, onde o coro Voces Caelestes, juntamente com os solistas Mariana Castello-Branco e Christian Lujan, vão interpretar obras de Bach e Fauré.
No dia 5 de outubro, o Alis Ubbo Ensemble vai apresentar quartetos de cordas de Bruckner e Joly Braga Santos na Igreja Matriz da Cova da Piedade. O concerto conta ainda com a participação especial de Piedade Braga Santos, filha do compositor Joly Braga Santos.
Já a 12 de outubro, na Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Cacilhas, Beatriz Cortesão (harpa) e Alexis Hatch (violino) interpretam obras de Bach, Saint-Saëns e António Fragoso, acompanhadas pela atriz Teresa Macedo.
No dia 19 de outubro, na Ermida de São Sebastião, em Almada, a violoncelista Raquel Reis e a atriz Anna Eremin vão dialogar artisticamente, num tributo ao violoncelista Paulo Gaio Lima.
Finalmente, no dia 26 de outubro, no Seminário de São Paulo em Almada, o grupo Alla Bastarda encerra o festival com peças de Corelli, Geminiani e Pedro Lopes Nogueira, onde a Palavra será refletida nos comentários ao concerto.
Uma vez mais, o ciclo Sons de Outono traz ao público almadense música desde o século XVII, celebrando aniversários importantes, como os de Bruckner, Fauré e Braga Santos. Com a participação de mais de 40 artistas, este festival conta ainda com uma forte presença de música portuguesa.
A edição deste ano do festival fica marcada pelo encerramento do ciclo temático que abrangeu o Tempo (2022), Modo (2023) e Palavra (2024) e também pelo luto pelo falecimento precoce de Fernando Pêra, o diretor artístico que, ao longo dos anos, transformou este evento num momento cultural indispensável.
O evento é organizado anualmente pela associação cultural Cantabilefest, contando com o apoio da Câmara Municipal de Almada. Confira os locais e horários da programação:
28 de setembro, às 21h: Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Laranjeiro).
5 de outubro, às 19h: Igreja Matriz da Cova da Piedade.
12 de outubro, às 21h: Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso (Cacilhas).
19 de outubro, às 19h: Ermida de São Sebastião (Almada).
26 de outubro, às 19h: Seminário de São Paulo (Almada).
Para mais informaçãoes, consulte a página do evento.
Quinzena de Dança: “Uma oportunidade valiosa para os artistas partilharem a sua visão”