Sábado, Outubro 12, 2024
Cidade

NOVA FCT participa na Noite Europeia dos Investigadores com mais de 30 atividades

Objetivo é aproximar o público da ciência, demonstrando como a investigação pode responder aos desafios globais da atualidade, desde a pobreza energética até ao uso de tecnologias inovadoras.

 

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) vai marcar presença na Noite Europeia dos Investigadores, iniciativa de divulgação científica a nível europeu. O evento decorre na sexta-feira, dia 27 de setembro, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, no Jardim Botânico de Lisboa e no Jardim do Príncipe Real, tendo como tema central “Ciência para Desafios Globais”.

“Com mais de 30 atividades interativas, a NOVA FCT vai aproximar a ciência do público, e demonstrar como a investigação científica responde aos desafios globais que enfrentamos, desde as medidas urgentes para combater a pobreza energética às potencialidades da impressão 3D”, destaca a instituição de ensino, em comunicado.

O evento decorre entre as 17h e a meia-noite, durante o qual a NOVA FCT pretende aproximar o público da ciência, demonstrando como a investigação científica pode responder aos grandes desafios globais da atualidade, desde a pobreza energética até ao uso de tecnologias inovadoras.

Entre as atividades interativas apresentadas pela faculdade localizada no campus da Caparica (em Almada), destaca-se a exploração da relação entre água, energia, alimentos e ecossistemas, uma iniciativa do CENSE, aberta a crianças a partir dos 6 anos, que visa promover a reflexão sobre os desafios ambientais. Outra atração é a demonstração do projeto EMERGING, onde a arte e a ciência se encontram, permitindo que os visitantes experimentem técnicas criativas com argilas naturais. O projeto InsectERA vai ainda abordar soluções alimentares sustentáveis, baseadas na utilização de insetos, mostrando como a biotecnologia pode combater o desperdício alimentar e mitigar as alterações climáticas.

Além disso, o evento conta com a apresentação de novas soluções para combater a resistência a antibióticos, um dos temas mais prementes na saúde pública mundial. O público poderá também descobrir se a impressão 3D com metais é uma solução sustentável, graças a uma atividade liderada pelo UNIDEMI, que permite calcular o impacto ambiental da produção industrial.

A NOVA FCT está integrada num consórcio coordenado pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência, juntamente com várias instituições de ensino e investigação, como o ISCTE, a Universidade de Coimbra e a Universidade do Minho. Este consórcio tem como objetivo promover a ciência em diversas cidades, incluindo Braga, Coimbra e Évora.

“A presença da NOVA FCT na Noite Europeia dos Investigadores reforça o compromisso da instituição em liderar a divulgação científica em Portugal, promovendo o conhecimento de forma acessível e envolvente. Mais do que um evento de ciência, esta é uma oportunidade para envolver o público nos desafios globais que marcam o presente e o futuro da humanidade”, realça a instituição de ensino. Poderá consultar todas as atividades que vão decorrer durante evento aqui.

 

Outono traz música erudita às igrejas de Almada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *