Sexta-feira, Julho 19, 2024
CulturaDestaque

Nove sugestões para aproveitar a semana em Almada

2023 está quase a chegar ao fim, mas Almada continua a ter muito por descobrir. Conheça aqui as sugestões do ALMADENSE para a próxima semana.

 

A época festiva continua e, com ela, continuam também as sugestões para viver Almada ao máximo. Um concerto de Luísa e Salvador Sobral, filmes para todas as idades ou uma peça de teatro sobre trabalho doméstico, pensada com trabalhadoras imigrantes, são algumas das nove propostas do ALMADENSE para mais uma semana em cheio. Prosseguem ainda o Mercado de Natal Amigo da Terra e a Cidade Natal no centro de Almada.

 

1. Ouvir um concerto de Natal na igreja

Publicidade
FCT-gif-2

22 de dezembro, pelas 16h, a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Cacilhas, recebe as clássicas músicas de Natal num concerto gratuito, assegurado pelo Grupo Coral da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Cacilhas. A iniciativa integra-se no “Feliz Almada”, programa que traz ao concelho concertos, espetáculos e muita animação.

 

2. Visitar a rua dos presépios, em Cacilhas

Entre 14 de dezembro e 7 de janeiro, a Rua Cândido dos Reis e o Largo Alfredo Diniz, em Cacilhas, recebem a rua dos presépios. Aí, poderá ver presépios de materiais e origens variadas, desfrutar de animação de rua e conhecer uma escultura feita de materiais reciclados, junto ao chafariz. No dia 22 de dezembro, há concerto de saxofone de Mário Gramaço alusivo à época natalícia, às 16h30. A exposição pode ser visitada das 9h30 às 17h.

 

3. Assistir a uma peça de teatro sobre trabalho doméstico

Como se relacionam as trabalhadoras imigrantes com as famílias para as quais trabalham? Como se vive a necessidade de deixar o seu lar para cuidar do lar de outros? Como se relaciona um país com os imigrantes que acolhe? São estas as questões que Marco Martins propõe para refletir sobre o trabalho doméstico em “Pêndulo”, em cena a 22 de dezembro, às 21h, no Teatro Municipal Joaquim Benite.

Nesta produção, o encenador trabalha com um grupo de mulheres cuidadoras e empregadas domésticas cujas vidas são pautadas pelo movimento pendular: entre a periferia e o centro da capital (Lisboa), entre a sua casa e a casa de quem as emprega, e entre o país de origem e o país de destino. O projeto envolve participantes dos municípios de Barreiro, Almada, Lisboa e Montijo, e os bilhetes podem ser adquiridos através da Bilheteira Online.

 

4. Ouvir uma fusão de Rock e Fado no Cine Incrível

cine-incrivel

No dia 22 de dezembro, sexta-feira, o Cine Incrível abre as portas aos Allamedah, que juntam em palco os sons eletrizantes do Rock à emotividade do Fado. Para este concerto, a banda promete “uma jornada musical como nenhuma outra, onde as guitarras elétricas se encontram com a melancolia das canções tradicionais portuguesas”. O concerto começa às 21h, e a entrada tem o valor de 8 euros.

 

5. Ir a um concerto de Luísa e Salvador Sobral

“As nossas vozes foram durante anos o eco uma da outra. Cantamos juntos desde que nos lembramos de cantar, e a nossa infância foi passada a aperfeiçoar a arte das harmonias”.  Assim explicam Luísa e Salvador Sobral a razão de ser deste concerto a dois, que acontece já na sexta-feira, 22 de dezembro, pelas 21h30 na tenda do parque urbano Comandante Júlio Ferraz. A entrada é livre, por ordem de chegada.

Este espetáculo vai ser uma viagem no tempo onde, através de canções e histórias, o público vai poder conhecer a vida musical e fraternal dos artistas. “Vamos tocar aquelas canções que foram importantes para nós e que trazem memórias no avesso”, indicam. O concerto faz parte da iniciativa Feliz Almada, que traz ao centro da cidade concertos, espetáculos e atividades para todos.

 

6. Levar os mais novos ao cinema

A 23 de dezembro, sábado, pelas 11h, o Ciclo de Cinema de Natal traz ao Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça “Elemental”, filme de Peter Sohn que já conquistou os mais novos. O filme conta a história de Element City, onde os moradores de fogo, água, terra e ar vivem obedecendo à antiga crença de que os elementos não se misturam. Mas a amizade da perspicaz Chispa, juntamente com o divertido e sentimental Nilo, vai desafiar as regras e permitir-lhes descobrir o quanto têm em comum.

O filme integra-se no Ciclo de Cinema de Natal, que também traz ao auditório municipal “Os Aventureiros – A Origem”, a 22 de dezembro. As sessões são gratuitas, com levantamento de bilhete obrigatório.

 

7. Ir à casa do Pai Natal ouvir contos festivos

feliz-almada-2023

Também na manhã de 23 de dezembro, às 11h30, a casa do Pai Natal instalada na Praça da Liberdade enche-se da magia da leitura com uma sessão de contos infantis, destinada às famílias com crianças a partir dos quatro anos. A sessão é dinamizada pelas bibliotecas municipais de Almada, nomeadamente por Luísa Barradas e Paula Salema, e conta com entrada livre. Estando na Cidade Natal, aproveite para levar os mais novos ao carrossel parisiense, a dar uma volta de comboio ou a patinar na pista e rampa de gelo.

 

8. Ver um filme com Penélope Cruz no Auditório Municipal

Na quarta-feira, 27 de dezembro, o Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça recebe “L’Immensitá”, filme italiano de 2022 protagonizado por Penélope Cruz. A sessão terá lugar às 21h.

A história passa-se em Roma, na década de 1970. Clara e Felice acabam de se mudar para um novo apartamento. Mantendo-os juntos estão apenas os filhos, sobre os quais Clara deposita todo o seu desejo de liberdade. São eles que encontram, ao longo do filme, significado e identidade, enquanto à sua volta tudo muda. O bilhete tem o valor de 3 euros, com desconto de 50% para jovens e seniores.

 

9. Descobrir histórias na Casa da Cidade

“Conta-me Histórias” é o novo espaço expositivo do Museu de Almada, que pretende dar a conhecer peças menos familiares do espólio almadense. Inaugurando este novo núcleo, está patente uma exposição sobre a Carpintaria de Moldes, profissão intimamente ligada à história da indústria naval do concelho – tanto no Arsenal do Alfeite como na Companhia Portuguesa de Pesca.

Já que está no Museu, aproveite para visitar também as novas exibições “Esta é a cidade e é bela”, de fotografia, e “Lugares de projeto”, onde pode conhecer vários projetos urbanísticos para Almada. As exposições podem ser visitadas de terça-feira a sábado, entre as 10h e as 13h ou, à tarde, entre as 15h e as 18h. O bilhete que permite visitar as três exposições tem o valor de 2,73 euros (adultos), com desconto de 50% para jovens e seniores.

 

Se desejar receber as sugestões culturais do jornal ALMADENSE todas as semanas no seu e-mail, subscreva a nossa newsletter. Saiba como.

 

Peticionários contra o alargamento do IC20 ouvidos em Comissão Parlamentar

Publicidade
we-find

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *