Segunda-feira, Dezembro 11, 2023
CulturaDestaqueOutros Destaques

Fotografia, urbanismo e histórias da cidade: Museu de Almada inaugura três exposições

“A Almada de Júlio Diniz”, “Lugares de projeto” e “Conta-me histórias” são as três exposições com inauguração marcada para 9 de novembro, no Museu de Almada – Casa da Cidade.

 

A partir da próxima quinta-feira, 9 de novembro, e até 23 de março, são três as novas exposições propostas pelo Museu de Almada – Casa da Cidade para descobrir um pouco mais sobre o concelho. As sugestões vão da fotografia ao urbanismo sustentável, passando pelas histórias da cidade.

 

1. “Esta é a cidade e é bela: a Almada de Júlio Diniz”

Com inauguração marcada para dia 9, pelas 18 horas, o Museu de Almada – Casa da Cidade apresenta uma nova exposição de fotografia dedicada ao fotógrafo almadense Júlio Pereira Diniz, nascido em 1925. A exibição é composta por 68 imagens, selecionadas entre os mais de 9000 negativos do espólio municipal. Parte-se da imagem da cidade em crescimento, da paisagem rural à industrialização e aos primeiros indícios do seu apagamento, para descobrir Almada e as suas metamorfoses.

 

2. “Lugares de projeto”

Nesta exposição, exibem-se alguns dos trabalhos de projeto de alunos do Mestrado em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA, realizados entre 2016 e 2023. Na mostra, os visitantes poderão encontrar propostas, plantas, esquissos e apresentações audiovisuais que convidam a repensar o concelho de Almada, dando novos usos à frente ribeirinha e refletindo sobre a requalificação dos edifícios e mobilidade sustentável. A inauguração está marcada para dia 9, pelas 18 horas.

 

3. “Conta-me histórias”

Com inauguração marcada no mesmo dia e hora, “Conta-me Histórias” é o novo espaço expositivo do Museu de Almada, que pretende dar a conhecer peças menos familiares do espólio almadense. Neste espaço, o público poderá descobrir as várias histórias de Almada, que vão desde à agricultura até à indústria naval, ao comércio ou ao associativismo característico da cidade. Inaugurando este novo núcleo, estará patente uma exposição sobre a Carpintaria de Moldes, profissão intimamente ligada à história da indústria naval do concelho – tanto no Arsenal do Alfeite como na Companhia Portuguesa de Pesca.

As exposições podem ser visitadas de terça-feira a sábado, entre as 10h e as 13h ou, à tarde, entre as 15h e as 18h. O bilhete que permite visitar as três exposições tem o valor de 2,73 euros (adultos), com desconto de 50% para jovens e seniores.

 

Almagusto regressa ao Jardim do Castelo para celebrar o São Martinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *