A primeira edição do Almada Batuka pretende divulgar a percussão tradicional portuguesa. O evento decorre no dia 9 de julho e percorre quatro localizações diferentes.
O grupo almadense Porbatuka vai promover o seu primeiro festival em Almada já este sábado, dia 9 de julho. Intitulado “Almada Batuka”, o evento pretende divulgar a percussão tradicional portuguesa, ao mesmo tempo que promove a troca de experiências entre diferentes grupos nacionais e estrangeiros.
Embora decorre apenas durante um dia, o evento vai levar música e animação a várias localizações de Almada. A primeira arruada arranca na Praça da Portela, no Laranjeiro, às 10h e termina no Jardim da Cova da Piedade às 12h. Mais tarde, a arruada tem início às 16h30 em frente aos CTT da Cova da Piedade e termina às 19h na Praça da Liberdade (no centro de Almada), onde terão lugar as performances de todos os grupos convidados.
Entre os artistas convidados está o grupo espanhol “Nexart Percussion” e o grupo “Baque do Tejo”, vindo diretamente do Brasil. Destaque ainda para o grupo neerlandês “Ritmo Entertainment”, para além de muitos outros grupos nacionais, desde os “Rufar e Bombar” de Beja, aos “Anau a Rufar”, do Montijo.
“Inspirar, instruir e gerar valor. Estes são alguns dos pilares que guiam o primeiro festival de percussão de Almada” diz o grupo organizador no seu site, acrescentando que o propósito do festival é “disseminar o convívio e a alegria”.
O evento é promovido pelo grupo Porbatuka, contando com o apoio da Câmara Municipal de Almada e das Juntas de Freguesia do Município. Os Porbatuka são um grupo almadense de percussão tradicional portuguesa que conta com mais de 200 jovens de várias idades e nacionalidades. O projeto foi fundado por Tiago Araújo em 2017 e desde então tem obtido destaque nacional, chegando a participar no programa Got Talent Portugal, emitido na RTP1.
https://almadense.sapo.pt/cidade/porbatuka-o-grupo-almadense-que-promove-a-inclusao-atraves-da-musica-e-surpreendeu-no-got-talent-portugal/