Costa Neves vence Prémio Literário Cidade de Almada

Autarquia distinguiu também Rui Almeida Paiva com o Prémio Literário Maria Rosa Colaço de 2020, dedicado a obras de literatura juvenil.

 

A obra “Sem pavor, o cão do Giraldo”, de António José da Costa Neves, foi a vencedora da 32ª edição do Prémio Literário Cidade de Almada, dedicado ao romance, enquanto que “A história com ninguém (e com alguém)”, de Rui Almeida Paiva, venceu a 15ª edição do Prémio Literário Maria Rosa Colaço, dedicado à literatura juvenil, anunicou a Câmara Municipal de Almada.

A entrega dos prémios, ambos com um valor pecuniário de 5 mil euros, decorreu este sábado, dia 7 de novembro, na sala Pablo Neruda do Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, numa cerimónia que contou com a presença da presidente da Câmara, Inês de Medeiros.

Escolhida entre 56 obras originais, “Sem pavor, o cão do Giraldo” é, para o juri, um «romance que alia História e ficção de um modo criativo. Centrando-se no século XII e nas lutas por território entre cristãos e muçulmanos, este romance conjuga fatalidade histórica, ironia narrativa e imaginação propriamente literária”, destacou o juri do prémio.

Quanto ao livro de Almeida Paiva, alimenta uma reflexão sobre identidade e alteridade recorrendo a construções retóricas paradoxais e do absurdo. A progressão narrativa mantém a coerência e o equilíbrio diegético”, destacou o juri do prémio.

 

Mostra de Teatro de Almada regressa em Novembro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *