anuncio-farmacia-sobreda
19.8 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Urgência de Obstetrícia do Garcia de Orta em risco de fechar

Depois da urgência pediátrica, também a urgência de obstetrícia do Garcia de Orta está em risco de fechar durante a noite, alerta o Sindicato Independente dos Médicos.

 

A urgência de obstetrícia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, poderá encerrar durante a noite já a partir da próxima semana devido à falta de médicos. O alerta foi dado pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM), num comunicado no qual manifesta “profunda preocupação pelo facto de a maternidade do Hospital Garcia de Orta estar em contingência nas próximas semanas”. A situação ganha gravidade numa altura em que outras maternidades da região de Lisboa e Vale do Tejo também “estão nos seus limites”.

O SIM aponta o dedo ao Conselho de Administração do Hospital, “cuja única preocupação” é, para o sindicato, “criar dificuldades ao trabalho do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia”, que se encontra “muito desfalcado e pressionado pelas centenas de milhares de pessoas a que tem de responder”.

De acordo com o sindicato, em vez de serem tomadas as solicitações e medidas de reestruturação face à Covid-19 que visavam a reabertura pós-estado de emergência, “foram tomadas medidas sem o conhecimento ou a participação dos elementos do serviço, descredibilizando o seu papel”  e colocando “muitas vezes em causa a segurança dos profissionais e dos doentes”. 

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

“As escalas dos meses de junho e do mês de agosto prevêem a incapacidade do serviço de estar aberto durante a noite”, avisou Jorge Roque da Cunha, secretário-geral do SIM, em declarações à TVI, defendendo a contratação de mais médicos e a criação de condições para essas contratações. 

Recorde-se que no passado dia 4 de junho, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul acusou o conselho de administração do Hospital Garcia de Orta de gestão autocrática, na sequência da demissão do diretor de Ginecologia e Obstetrícia, “por delito de opinião”, tendo solicitado a intervenção do Governo. Na altura, a Ordem dos Médicos manifestou igualmente preocupação e pediu explicações à administração, destacando as dificuldades sentidas naquele serviço nos últimos anos.

O risco de encerramento da urgência de obstetrícia surge numa altura em que se mantém o encerramento à noite da urgência pediátrica, situação que se arrasta desde Novembro. Por isso, o SIM pede “medidas para evitar a destruição do serviço, tal como ocorreu com a pediatria”.

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
banner almadense_300x600px

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Eduardo Raposo é o candidato do Livre à Câmara de Almada

Eduardo M. Raposo foi escolhido pelo Livre após eleições primárias abertas aos cidadãos. Natural...

Ginecologia do Hospital Garcia de Orta estreia-se na cirurgia robótica

De acordo com a ULSAS, a cirurgia robótica oferece benefícios como recuperação mais rápida...

Candidato do PSD à Câmara de Almada, Hélder Sousa Silva quer “recuperar o tempo perdido”

Candidato social-democrata afirmou que o projeto para Almada "é para oito anos". Evento de...

Ginastas do Clube Recreativo do Feijó campeãs nacionais em iniciadas

Atletas almadenses alcançaram resultados expressivos no campeonato nacional que decorreu este fim de semana.   As...