Segunda-feira, Maio 6, 2024
CidadeDestaque

“Somos decisores” em Almada aproxima os jovens da democracia

Até 1 de maio, Almada acolhe o encontro nacional de jovens decisores, onde se formam “cidadãos mais informados e mais participativos”.

 

O município de Almada acolhe, de 24 de abril a 1 de maio, o encontro nacional de jovens decisores no âmbito do projeto “Somos decisores! Não apenas vozes!”, que promove a participação ativa e democrática e o desenvolvimento dos jovens enquanto cidadãos.

“Este é um programa que permite aos jovens perceber que a sua voz pode ser ouvida”, indica Ana Rita Seirôco, presidente da direção da associação Novo Mundo, ao ALMADENSE. “Através do contacto com instituições políticas, o «Somos Decisores» forma cidadãos mais informados e mais participativos”.

Publicidade
expo-lisnave-cma

Integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Almada, a iniciativa celebra a “Liberdade e a Democracia” em Portugal através de conversas, visitas e contacto com agentes políticos. O evento culmina no dia 27 de abril, com o encontro nacional de jovens decisores no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça, aberto a toda a comunidade. Aí, os mais novos vão refletir sobre políticas de juventude, democracia no século XXI e voto consciente.

Para além deste dia, o evento conta com várias iniciativas de consciência cultural, social e política, como a visita à exposição “Portais do Tempo”, na antiga Lisnave, ou ao Teatro Municipal Joaquim Benite, para ver “A sorte que tivemos!”, limpeza de uma praia ou entrevista à presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros.

“O mais importante é que os jovens aprendam como funcionam os mecanismos políticos, como podem fazer com que a sua voz seja ouvida, desde o local ao internacional”, aponta Ana Rita. “A distribuição de kits de higiene feminina nas escolas do concelho é um bom exemplo desta participação dos jovens na melhoria do concelho”.

Para a presidente da Associação, este encontro é especialmente importante no momento em que começa a campanha para as eleições europeias, que sofrem grande abstenção “apesar de 75% das leis decididas ao nível europeu impactarem o dia a dia dos portugueses”. O encontro em Almada segue-se ao bootcamp “Jovens caminham com a democracia”, que teve lugar em Valongo, e à vista ao Parlamento Europeu, no início deste mês.

A iniciativa é do Município de Almada, em parceria com o Município de Valongo, a Psientífica Associação e a Associação Novo Mundo, sendo financiada pelo Programa Erasmus + Acão: kA154 – Atividades de Participação Juvenil. As inscrições para o encontro de jovens decisores podem ser feitas através de formulário.

 

Transborda 2024: “democratizar a dança contemporânea” em Almada

Publicidade
education-mrec

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *