Sete coisas para fazer em Almada no mês de agosto (para além das praias)
De batismo de parapente a workshops de desenho na Casa da Cerca, passando por aulas de meditação e yoga, são várias as sugestões para aproveitar as férias para além da praia.
Agosto já vai a meio e, com ele, também os dias de maior calor e as idas à praia. Porém, a cidade não para, continuando a haver muito por descobrir. Neste artigo, o ALMADENSE sugere sete formas de aproveitar as férias na cidade.
1. Conhecer a Fragata D. Fernando II e Glória
Embora faça já parte da paisagem de Cacilhas, são ainda muitos os almadenses que não conhecem o interior da Fragata D. Fernando II e Glória: uma fragata à vela da Marinha Portuguesa que navegou entre 1845 e 1878. Para além de conhecer as acomodações, alimentação e formas de trabalho dos tripulantes, quem visita o navio-museu terá também acesso à exposição “Renascer das Cinzas”, comemorativa dos 25 anos passados desde o restauro do navio. A visita tem o valor de 5 euros (adultos) ou 2,50 euros (crianças e seniores), e pode ser realizada de terça-feira a domingo, entre as 10h e as 18h.
2. Jogar padel
O padel é uma modalidade que tem vindo recentemente a crescer, cativando cada vez mais praticantes no concelho. Em Almada, são vários os espaços onde pode experimentar este desporto. Um deles é o Rackets Pro Nova, o maior complexo de campos de padel da Área Metropolitana de Lisboa, localizado no Campus da FCT. O recinto, aberto entre as 8h e a meia noite, permite alugar campos para jogar entre amigos ou em família.
Já na Almada Padel Academy, que funciona no espaço da escola António Gedeão. Depois do jogo, os praticantes podem desfrutar de uma bebida ou refeição ligeira no bar da academia, que funciona, durante o mês de agosto, das 9h à meia noite.
Também a Charneca da Caparica e a avenida do Cristo Rei são zonas que ganharam recentemente novos espaços para a prática de padel no concelho.
3. Fazer um batismo de parapente na Fonte da Telha
Aproveitar o pôr-do-sol, sobrevoar a praia e, no fim, ficar com fotografias e vídeo que registem o evento: é esta a proposta da Flywithgaus Paragliding, empresa que organiza viagens de parapente em várias praias, entre as quais a praia da Fonte da Telha. Ao marcar a viagem, será atendido pelo comandante da TAP Hugo Gaudêncio, que é também piloto de parapente e já realizou 1700 batismos. O voo acompanhado tem a duração de 30 minutos e o valor de 60 euros.
4. Explorar os museus de Almada
Durante o mês de agosto os museus continuam abertos, convidando os almadenses a descobrir novas histórias. No Museu Naval, junto ao jardim com vista rio da Boca do Vento, poderá conhecer a história da Companhia Portuguesa de Pesca, cuja antiga carpintaria é agora ocupada pela exposição. O museu pode ser visitado de terça a sábado, entre as 10h e as 18h. Subindo até Almada Velha chegará à Casa da Cerca onde, além da vista para o Tejo, muitas são as paisagens a descobrir. No dia 26 de agosto, pelas 15h, haverá visita guiada às exposições, seguida de workshop de desenho aberto ao público e, a terminar o dia, um concerto de entrada livre ao pôr do sol, assegurado por Martín Sued e a sua Orquestra Assintomática.
5. Praticar desporto ao ar livre
Apesar do calor, as atividades desportivas do programa “Almada em Forma” não param em agosto. Na manhã do dia 16, pelas 8h30, poderá participar numa aula de meditação no Parque da Paz; já no dia 20, haverá aula de Yoga naturista na praia da Bela Vista, às 9h30. Para quem prefere desportos de maior intensidade física, sugere-se a caminhada-corrida “Almada a Ploggar”, com ponto de encontro frente à EB1 da Trafaria às 16h de dia 26 de agosto. Não esquecendo os mais novos, haverá improviso com o corpo no dia 19, a partir das 17h30, no Parque da Paz; com este exercício, pretende-se que as crianças aprendam a comunicar melhor e a expressar empatia.
6. Ir a um parque de trampolins com amigos ou família
O Quantum Park é o maior parque de trampolins em Portugal, e o espaço da Charneca da Caparica vai muito para além dos saltos: há também escalada, parkour, campos de futebol ou percursos de obstáculos. No total, são mais de 3000 metros quadrados onde pode experienciar várias formas de adrenalina, num recinto fechado e seguro. A sessão de uma hora tem o valor de 13 euros; no entanto, se quiser saltar à noite, pode aproveitar a sessão de 3h que acontece às sextas-feiras, também por 13 euros. Para as crianças, há durante as férias escolares o programa de férias de verão.
7. Visitar o mercado biológico
O mercado biológico de Almada acontece todos os sábados de manhã, das 9h às 13h, na praça Movimento das Forças Armadas (praça central do concelho). Organizado pela Agrobio, este mercado contém uma grande diversidade de produtos, desde fruta e legumes de agricultura biológica certificada a azeite, mel, pão, vinho e sabonetes naturais. O mercado permite ainda contactar diretamente com os agricultores e compreender como são cultivados estes produtos.
De Wet Bed Gang a Excesso: as novas confirmações para O Sol da Caparica 2023