Costa da Caparica: Rua dos Pescadores já está de cara lavada

Requalificação incluiu a colocação de um pórtico em memória da antiga Casa da Coroa que ali existiu.

 

A histórica rua dos Pescadores, na Costa de Caparica, já está de cara lavada. Há muito aguardada pelos caparicanos, a obra de requalificação contou com um investimento municipal de perto de 700 mil euros e foi inaugurada esta segunda-feira pela presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros.

O projeto contemplou a substituição do antigo pavimento por lajetas de betão (alternando entre o preto e o branco), a colocação de árvores, de mobiliário urbano e de novos elementos de iluminação. Destaque ainda para a colocação de um pórtico em memória da antiga Casa da Coroa que ali existiu, com uma réplica da coroa.

 

coroa
Pórtico com a réplica da antiga Coroa.

 

A requalificação teve início no final do ano passado e abrangeu também a Praça da Liberdade e a Avenida da República, com o objetivo de “devolver espaço público às pessoas e colocar de forma homogénea as esplanadas”, sublinhou o presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, José Ricardo Martins.

Para Inês de Medeiros, a intervenção alcançou o objetivo de devolver àquela rua uma “dignidade” que refletisse “o amor que os caparicanos têm” àquela via central”. A autarca destacou ainda a “colocação de árvores, que humanizam o espaço e trazem coerência, aumentando assim o prazer de viver o espaço público para queles que aqui vivem, mas também para aqueles que nos visitam”, afirmou durante a cerimónia de inauguração.

As origens da mais emblemática rua da Costa da Caparica remontam ao século XVIII, altura em que os pescadores ali se começaram a concentrar. Mais recentemente, transformou-se na principal zona comercial da cidade, recebendo todos os anos milhares de veraneantes.

 

va-ao-teatro

 

Entrada da Costa de Caparica vai ter uma rotunda

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *