A votação já está aberta e pode ser realizada até ao dia 10 de dezembro por todos os jovens, entre os 14 e os 35 anos, recenseados no concelho de Almada.
Já são conhecidos os quatro projetos a concurso na quarta edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Almada, que vai atribuir 30 mil euros à proposta vencedora.
O período de votação teve início a 13 de novembro e estende-se até 10 de dezembro, estando aberto aos trabalhadores, estudantes e residentes do concelho de Almada com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos.
Nesta edição, os projetos a concurso têm como objetivo enriquecer o concelho com iniciativas de lazer, mobilidade sustentável, cultura e moda, refletindo a diversidade de interesses e aspirações da juventude local.
“Parques para bicicletas nas escolas de Almada” propõe o aumento da segurança e da acessibilidade para quem escolhe a bicicleta como meio de transporte escolar, encorajando, também, um estilo de vida mais saudável e sustentável para os jovens. O projeto pretende equipar até 35 escolas do concelho de Almada com cinco estruturas, o que permitirá o parqueamento seguro de até 10 bicicletas por instituição.
Já a proposta “Jardim de Inverno”, prevê a criação de um espaço de convívio no Parque Verde do Charnequense, na Charneca de Caparica. A inciativa inclui mesas para jogos de tabuleiro, áreas de leitura e locais para troca de livros (book swapping), promovendo um ambiente de partilha e entretenimento. Para os mais ativos, o projeto propõe a instalação de mesas de ping-pong e estacionamento para bicicletas, incentivando, assim, a mobilidade sustentável.
Por encararem Almada como um concelho com uma forte tradição musical, os impulsionadores do projeto “Música na Margem”, defendem que o espírito musical deve permanecer vivo na população, sendo celebrado e divulgado. Por isso, propõem a realização de um festival de dois dias dedicado à cultura musical independente de Almada. Este evento reúne 10 bandas/artistas de diferentes estilos musicais, além de apresentar pequenas exposições e tertúlias, criando, assim, um espaço para a divulgação de novos talentos e para a celebração da identidade musical do concelho.
Por fim, o “Al_moda – Almada Fashion Weekend” pretende trazer, na sua primeira edição, a moda sustentável a Almada, com apresentações de coleções criadas a partir de materiais reciclados, workshops que ensinam técnicas de costura e customização de roupas, e feiras de troca de roupa. O evento seria realizado em locais icónicos da cidade, como o topo da falésia, por cima do Cais do Ginjal, Convento dos Capuchos ou a Casa da Cerca, com o objetivo de reunir todos os almadenses que se interessem e trabalhem com moda, promovendo, também, a consciência ambiental e a criatividade entre os jovens.
A apresentação pública dos projetos a concurso acontece dia 16 de novembro, às 10h, no Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro (Laranjeiro) permitindo, assim, que os almadenses conheçam em detalhe as propostas.
O resultado da votação é anunciado no dia 14 de dezembro, dia em que é revelado qual das propostas será concretizada em 2025. O programa “Orçamento Participativo Jovem de Almada”, que teve início em 2019, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Almada e visa promover a participação democrática e a cidadania ativa dos jovens do concelho. Para mais informações, consulte o site oficial do OPJ.
Pai Natal, comboio solidário e pista de gelo: magia do Natal chega ao Almada Forum