Mês da Ciência Aberta acontece em outubro na FCT NOVA
Durante todo o mês de outubro, serão realizadas várias sessões de formação e divulgação na biblioteca da FCT NOVA. O tema é “Ciência Aberta”.
Para celebrar a semana internacional do Acesso Aberto, que decorre de 23 a 27 de outubro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA agendou vários encontros sobre o assunto, destacando a publicação científica. Serão quatro as conferências a que poderá assistir ao longo do mês no campus da Caparica, em Almada.
O programa começa já a 4 de outubro, com uma conferência via zoom sobre “Inovação e Sustentabilidade na Ciência Aberta”, às 14h30. O orador, Eloy Rodrigues, é diretor do serviço de documentação e bibliotecas da Universidade do Minho, procurando, nas duas últimas décadas, promover o acesso aberto.
“Onde está a Ciência Aberta no horizonte Europa” é a conferência seguinte, já de cariz presencial. No dia 10 às 14h30, Elis Santos, bibliotecária na FCT NOVA, e Rui Fernandes, responsável pela administração local do sistema de informação e investigação da NOVA, tomarão a palavra no auditório da biblioteca.
No dia 18, o tema será “Publicação em Acesso Aberto e Retenção de Direitos”. Assegurada por Miguel Andrade, que foi adjunto do ministro da Ciência e Tecnologia Mariano Gago, esta comunicação pretende explorar a vertente legal da divulgação científica.
A última conferência terá lugar no dia 31 de outubro, igualmente no auditório da biblioteca. “O impacto de revistas e editoras predadoras na investigação científica” é o mote escolhido por Maria da Luz Antunes, coordenadora da Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e autora de vários artigos sobre literacia da informação.
A inscrição nas conferências é gratuita, podendo ser feita através da página oficial da FCT NOVA.