anuncio-farmacia-sobreda
24.5 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Marinha produz ventiladores para doar a hospitais do SNS

Protótipo do ventilador foi desenvolvido na Base Naval do Alfeite, em Almada. A produção será levada a cabo em parceira com a empresa Ricardo & Barbosa e conta com uma subvenção atribuída pelo programa Compete 2020.

 

A Marinha Portuguesa vai co-produzir um ventilador mecânico para doar aos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O objetivo é que estes sejam utilizados em “unidades de cuidados intensivos”, avançou fonte da Marinha ao ALMADENSE.

Depois de apresentar, em Abril, um protótipo de ventilador de baixo custo desenvolvido pelos militares na Base Naval do Alfeite, em Almada, a Marinha aguarda agora certificação por parte do Infarmed. Provada está a “viabilidade técnica e operacional” do projeto, que vai contar com financiamento procedente do programa Compete 2020, lançado pelo Governo no contexto do combate à Covid-19.

Para completar o processo de produção industrial e entrada no mercado, a Marinha contou com a colaboração de vários parceiros “com valências técnico-industriais”, tendo criado um consórcio para a coprodução do ventilador com a empresa Ricardo & Barbosa, especialista em produção e desenvolvimento de ferramentas mecânicas.

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

Na atual fase do projeto, o produto não será comercializado, uma vez que “os ventiladores produzidos ao abrigo da subvenção atribuída pelo Compete 2020 serão doados aos hospitais do SNS”, explica a Marinha. Contudo, no futuro a entidade poderá apresentar o ventilador ao mercado, de forma a que este “possa ser comercializado como um produto de tecnologia portuguesa de elevado valor acrescentado”.

O desenvolvimento do protótipo, no qual a Marinha “empregou as suas mais valias técnicas ao nível da inovação”, através de um “posicionamento de cooperação e desenvolvimento”, foi uma das formas encontradas pela instituição para participar no combate à pandemia de Covid-19.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/presidio-da-trafaria-novo-instituto-de-artes-e-tecnologia-tera-investimento-de-76-milhoes/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

Últimas

PUBLICIDADE
subscreva-newsletter

Mais Notícias

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Artigos Relacionados

“Ainda Estou Aqui” e outros sucessos do cinema brasileiro numa mostra em Almada

A edição de 2025 exibe cinco filmes recentes de produção brasileira, incluindo o fenómeno...

11 das 18 vagas para médico de família ficaram por preencher em Almada e Seixal

Na Unidade de Saúde Local Almada-Seixal, 46% das vagas ficaram por preencher, incluindo as...

Rendas em Almada: mediana mantém-se nos 12 euros por metro quadrado

Município registou nos primeiros meses de 2025 um valor mediano de 11,98 euros por...

Almada assina protocolo para instalar Loja de Cidadão na Romeira

O protocolo foi assinado entre a Câmara Municipal de Almada e entidades estatais e...