Projeto da NOVA FCT tem como objetivo encontrar formas de implementação e gestão sustentável de florestas, enquanto solução global de baixo custo para mitigar as alterações climáticas.
“Florestas urbanas e periurbanas como soluções de base natural para mitigar os efeitos das alterações climáticas” foi um dos cinco projetos vencedores do “Programa UP – Ensino Superior”. A proposta submetida pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA (cujo campus se situa no Monte de Caparica, em Almada) vai agora partilhar com os restantes vencedores o prémio de 150 mil euros, destinado à implementação e desenvolvimento das iniciativas.
Liderado pela docente Teresa Calvão, o projeto visa desenvolver uma parceria entre duas instituições de ensino superior portuguesas e uma instituição internacional: a NOVA FCT, em parceria com o Instituto Superior de Agronomia, e a Northern Arizona University, School of Forestry (EUA). O objetivo é encontrar formas de implementação e gestão sustentável de florestas urbanas e periurbanas, como uma solução global de baixo custo para mitigar as alterações climáticas.
Desta forma, a NOVA FCT inscreve-se no desafio coletivo do combate contra a crise climática, cujo impacto a nível global requer respostas e ações concertadas entre vários agentes internacionais. A presente proposta pretende, assim, fomentar a investigação conjunta de cientistas e estudantes dos dois países e contribuir para a internacionalização da instituição portuguesa.
O Programa “UP – Ensino Superior” foi lançado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) em 2022, tendo como objetivo promover a internacionalização e modernização das instituições de ensino superior portuguesas. Conheça aqui os restantes vencedores.
https://almadense.sapo.pt/cultura/fotografia-urbanismo-e-historias-da-cidade-museu-de-almada-inaugura-tres-exposicoes/