O que fazer neste fim de semana? 7 sugestões culturais em Almada
Do magusto a uma oficina de desenho, passando por um campeonato de wrestling ou um concerto com Anabela, são sete as sugestões gratuitas que lhe trazemos para aproveitar o fim de semana.
1. Assistir a um concerto da banda da SFUAP com a cantora Anabela
No sábado, 11 de novembro, a Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP) celebra o 134. º aniversário da coletividade com um concerto gratuito que contará com a participação especial da cantora Anabela. O concerto de gala será regido pelo maestro Fernando Palacino, contando com a voz da artista —natural da Cova da Piedade— que venceu, em 1993, o Festival RTP da Canção. A cantora tem participado em diversas produções de musicais com Filipe La Féria, bem como em teatro e televisão.
2. Celebrar o São Martinho no jardim do Castelo
A 11 e 12 de novembro, o Almagusto regressa ao jardim do Castelo, na zona histórica de Almada, para celebrar o São Martinho. O evento assinala o tradicional magusto com uma feira de artesanato e gastronomia, música e dança. A música começa no sábado, dia 11, com Edu Violin – um projeto do violinista Eduardo Tavares. A partir das 18h, o palco passa a ser de Orlando Santos & The Bagattels e, mais tarde, pelas 21h, DJ Glue anima a noite numa atuação que dura até às 22h30.
Já no domingo, dia 12, pelas 16h, os visitantes poderão assistir ao espetáculo de dança do grupo The Future Iz Us. Há ainda um concerto do fadista Cristiano Sousa, a começar às 17h, e um DJ set no final da tarde com o DJ Ricardo Guerra e a Revolta do Vinyl, entre as 18h15 e as 19h30.
3. Assistir a um espetáculo de wrestling no Laranjeiro
No sábado, 11 de novembro, pelas 21h, a Casa Amarela no Laranjeiro recebe o “Wrestlefest”, que marca o regresso dos maiores talentos do wrestling português a Almada. O evento, de entrada gratuita, põe em combate Santos, vencedor da “Taça Conquista de Almada” e campeão nacional da APW, e Pedras, campeão de Lisboa e vencedor do combate do ano 2022. A entrada é livre, mediante resquisição de bilhete.
O evento insere-se na programação “À volta das casas 2023” que, ainda em novembro, traz a Almada uma noite de stand-up (17 de novembro), experimentação de skate e um espetáculo de Miro Vemba (18 de novembro).
4. Comemorar o nascimento de Natália Correia na biblioteca municipal
No âmbito das comemorações do centenário do nascimento da escritora Natália Correia, a editora Alma Azul traz à biblioteca central de Almada, no Fórum Romeu Correia, uma conversa informal sobre a vida e obra da autora. Neste contexto, será dinamizada a leitura de três poemas de Natália Correia: “A Defesa do Poeta”, “Queixa das Almas Jovens Censuradas” e “Credo”.
A sessão decorre no sábado, dia 11, às 16h e estará a cargo de Elsa Ligeiro, mediadora de leitura e investigadora apaixonada pela poesia portuguesa do século XX. Já a escritora Filipa Martins, vai falar aos participantes sobre a biografia da figura literária, que apresentou na Maratona de Leitura da Sertã 2023. A entrada é livre.
5. Ouvir grupos de Cante Alentejano na Cova da Piedade
Almada é a terra escolhida como segunda casa por muitos alentejanos. É por isso que no domingo, 12 de novembro, às 15h, irá decorrer na sede do Liberdade Futebol Clube o segundo festival de grupos de Cante Alentejano, que traz à rua Manuel Febrero, na Cova da Piedade, o vagar das grandes planícies. Serão seis os grupos corais participantes: Recordar a Mocidade, 1.º de Maio, Saudades do Alentejo, Os Amigos do Alentejo, A Voz do Alentejo e Cantares de Cabeção. A entrada é livre, não sendo necessário levantamento prévio de bilhetes.
6. Levar os mais novos a criar monstros numa oficina de pintura interativa
“Monstros na Tua cabeça” é a oficina de pintura interativa com a criação de monstros imaginários que será dinamizada por Ivan Nascimento, também a 11 de novembro pelas 16h. Dirigida a crianças a partir dos 5 anos, a oficina tem lugar na biblioteca municipal Maria Lamas, na Caparica. O projeto “Monstros da Tua Cabeça” está intrinsecamente ligado aos valores, ao sonho, à consciência humana, ao subconsciente e a tudo o que nos transforma enquanto seres humanos.
A atividade pretende criar diálogo entre os membros de cada família, que conversará sobre possíveis monstros que habitem as suas vidas e sobre a forma de os ultrapassar, através do desenho e da imaginação. Ivan Nascimento, dinamizador da iniciativa, é autor de várias exposições nacionais e internacionais, tendo vencido o prémio Almada Jovem Talento em 2009. A marcação da atividade deve ser feita através do e-mail biblactividades@cm-almada.pt .
7. Visitar a exposição “Dois Mares e um Rio” com um historiador
Também no sábado, 11 de novembro, pelas 15h, o Museu de Almada – Casa da Cidade recebe uma visita guiada à exposição “Dois mares e um Rio – Almada, 3 mil anos de História”. Orientada pelo historiador Rui Mendes, a visita ao núcleo “Vilas e Lugares: séculos XII a XVIII” será seguida por uma tertúlia aberta a todos os interessados. Aí, explorar-se-ão as memórias do património religioso no concelho de Almada, bem como as práticas e ritos que estimularam e as sociabilidades construídas em torno dos vários locais de culto. A inscrição deve ser feita através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt ou do telefone 21 273 40 30.