12.2 C
Almada

Castelo de Almada e Paços do Concelho abrem portas para visitas guiadas

Jornadas Europeias do Património decorrem entre 22 e 24 de setembro, em Almada. Iniciativa dá a conhecer alguns dos locais históricos mais importantes da cidade, com uma programação gratuita que conta com visitas guiadas, espetáculos musicais, oficinas e um peddypaper.

 

De 22 a 24 de setembro, o Castelo de Almada, os Paços do Concelho e o Sítio Arqueológico da Quinta do Almaraz abrem portas para visitas guiadas no âmbito das Jornadas Europeias do Património (JEP). Durante três dias, é possível ficar a conhecer melhor os locais históricos da cidade através da iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, coordenada pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), e que conta com a parceria da Câmara Municipal de Almada (CMA).

As Jornadas começam pelas 18h de sexta-feira, dia 22, com uma visita guiada ao Castelo de Almada, que conta com arquiólogos da CMA e da Universidade Nova. A fortificação, que terá origem árabe, cedo se constituiu como um importante ponto defensivo pela localização estratégica na margem sul do Tejo, como se pode ler no site da CMA e do Turismo de Portugal. Atualmente, as instalações estão ocupadas por uma unidade da Guarda Nacional Republicana, e não se encontram abertas ao público, pelo que a visita guiada ao local é uma oportunidade única.

A maior parte das iniciativas tem lugar no sábado, dia 23, incluindo três visitas guiadas pelo historiador Rui Mendes aos Paços do Concelho, às 10h, 11h e 12h, uma visita guiada ao Sítio Arqueológico da Quinta do Almaraz, às 10h30 e uma sessão de contos para famílias com crianças no Jardim do Castelo, também às 10h30.

- PUBLICIDADE -

Da parte da tarde, pelas 15h, tem lugar uma visita guiada ao Museu de Almada – Casa da Cidade, seguida por uma mesa redonda com Álvaro Domingues, Susana Ventura e a Associação dos Amigos do Regimento de Artilharia de Costa Portuguesa. Mais tarde, às 16h, tem lugar o peddypaper “À descoberta de Almada Velha”, dirigido ao público em geral. A jornada termina com um espetáculo musical da Tasca Móvel da banda OqueStrada, também na Casa da Cidade, a partir das 21h.

A programação da Jornada Europeia do Património termina no domingo, dia 24, com uma visita guiada ao estaleiro da Lisnave na Margueira, às 14h30, que já se encontra lotada.

As atividades são gratuitas, mas requerem inscrição prévia obrigatória, que deve ser feita até 48 horas antes das iniciativas, através do seguinte endereço eletrónico: museus.comunica@cm-almada.pt

A programação completa da iniciativa está disponível no site oficial das Jornadas.

Confira o programa para a cidade de Almada:

 

Jornadas-patrimonio

- PUBLICIDADE -
referencia

 

https://almadense.sapo.pt/patrimonio/quinta-do-almaraz-o-reencontro-com-uma-historia-de-ha-tres-mil-anos/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
Exposicao_Lugares-da-Alma_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Presidenciais 2026: guia eleitoral para os almadenses

Portugueses deslocam-se às urnas este domingo para eleger o novo Presidente da República para...

Teatro contemporâneo chega a Almada com “Introdução à Minha Vida”

Espetáculo de Philip Ridley sobe ao palco do Auditório Osvaldo de Azinheira a 17...

Almada celebra 50 anos do Poder Local Democrático na Oficina da Cultura

Memória, homenagem e diálogo entre gerações marcam as comemorações promovidas pela Associação Amigos da...

Almada AC vence dérbi almadense na Cova da Piedade

Num domingo repleto de embates para os quatro clubes almadenses na I Divisão da...