Associações trazem a Almada jovens de vários países em busca de natureza e criatividade

Associação Novo Mundo e Brigada do Mar representam Portugal no seminário internacional que esta semana trouxe a Almada jovens de vários países.

 

Uma limpeza de praia na Trafaria seguida de um workshop criativo com produtos provientes do lixo, uma sessão de observação de pássaros ou uma aula de dança no Jardim Urbano da Costa da Caparica. Estas foram apenas algumas das atividades que esta semana trouxeram a Almada dezenas de jovens de quatro países para participarem no seminário internacional Experimenting Together. 

“Queremos que os nossos parceiros europeus bebam desta experiência e que desenvolvamos, em conjunto, boas práticas e bons comportamentos”, conta ao ALMADENSE Rita Seirôco, uma das impulsionadoras desta iniciativa. “O objetivo desta semana é conhecer as atividades que as organizações realizam nos seus países e assim aproveitarmos a oportunidade de estarmos todos juntos para explorarmos as nossas diferenças e as nossas semelhanças”, acrescenta a fundadora e presidente da associação Novo Mundo, uma das organizadoras da iniciativa, que envolve mais de uma centena de pessoas da comunidade de Almada.

O projeto —que conta com a participação da Letónia, da Geórgia, da Itália e de Portugal— pretende fomentar um estilo de vida saudável e ecológico através da realização de workshops criativos na natureza e estimular ainda a cooperação entre as nações europeias. Para Rita Seirôco, esta iniciativa é uma “parceria estratégica na área da criatividade”, que assenta “na partilha de conhecimento, diversidade e multiculturalidade.”

Para representar Portugal neste seminário, a associação Novo Mundo juntou-se à Brigada do Mar e, em conjunto com as restantes associações dos países-parceiros, pretendem capacitar o potencial criativo dos jovens adolescentes e desenvolver atividades ambientais que promovam os valores de cidadania europeia.

 

Dar visibilidade ao concelho almadense

grupo

Rita Seirôco relembra que este género de iniciativas também visa dar visibilidade ao concelho almadense: “Pretendemos dinamizar a economia, ajudar o comércio local e valorizar o nosso património. Tenho sempre esta posição de que somos bons e de que temos coisas boas. A nossa bandeira é a de apoiar e potencializar o que é nosso porque somos um país muito rico”.

No entanto, a presidente da associação Novo Mundo alerta para a importância da adesão dos cidadãos de Almada a projetos como este: “Há falta de participação ativa. Queremos jovens que participem, que explorem em conjunto e que façam ouvir as suas vozes.” Para Rita Seirôco, “trabalhar em rede e em parceria é um fator de sucesso”. Contudo, ainda é necessário “chegar a mais pessoas, inspirá-las e fazê-las aderir”.

Durante esta semana os participantes estão alojados no Caparica Sun Center, um dos parceiros locais deste projeto, e disponibilizam à comunidade alguns workshops com o intuito de promover conhecimento, fomentar atitudes positivas e partilhar mensagens socioeducativas. Mas a iniciativa vai continuar durante os próximos quinze meses.

O seminário Experimenting Together faz parte de uma parceria estratégica KA2 para a Criatividade designado #Creativity @Nature –, é financiado pelo programa Erasmus + da Comissão Europeia.

 

Fotos: #Creativity @Nature

One thought on “Associações trazem a Almada jovens de vários países em busca de natureza e criatividade

  • Novembro 7, 2021 at 1:34 pm
    Permalink

    Ajudar a preparar o futuro fazendo do ambiente uma prioridade.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *