anuncio-farmacia-sobreda
18.9 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Almadense Rita Portugal encontrou na pintura a força para enfrentar a doença de Parkinson

Rita Portugal descobriu na pintura uma forma de lutar contra uma doença que a deixou com dificuldades em andar e falar. No dia 13 de novembro inaugura a exposição “Telas” na SCALA – Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada.

 

“Deixei de conseguir dormir, passava a noite toda acordada. Foi quando comecei a pintar mandalas. Gastava rios de dinheiro com livros para colorir”. Nessa altura, o namorado perguntou-lhe por que não pintava as suas próprias mandalas. Foi aí que Rita Portugal começou a pintar os seus próprios quadros, iniciando-se no mundo das artes.

Diagnosticada com a doença de Parkinson há dez anos, depois das palavras de encorajamento do namorado, Rita começou a pintar galos de Barcelos e elétricos amarelos de forma autodidata.

 

- PUBLICIDADE -

Pintava-os à noite, nos quartos de hotéis, enquanto ainda trabalhava. Guia turística e intérprete durante quase 20 anos, acompanhava grupos de portugueses pelo mundo fora, além de receber muitos turistas em Portugal, por onde viajou extensivamente. Durante o dia, inventava brincadeiras com os clientes e presenteava quem ganhasse o quizz com telas pintadas por ela.

Mas em 2018 foi obrigada a parar de trabalhar. A doença, que progrediu rapidamente, impossibilitou-a de andar e falar. Dessa forma, a pintura foi ganhando espaço na vida de Rita, servindo de terapia e trazendo-lhe a companhia que tanto lhe fazia falta no dia-a-dia.

“Gosto de pessoas à minha volta, por isso pinto muito pessoas, principalmente quando estou sozinha. Dá a sensação de que são as pessoas dos autocarros onde trabalhava”, conta Rita Portugal ao ALMADENSE.

Conforme a doença foi modificando a sua vida, a temática das suas telas também. De ícones portugueses, os trabalhos desta almadense de 44 anos passaram pela arte naif, com cenas do quotidiano, cenas da vida típica alentejana, por influência dos seus pais, que nasceram na região. Também as imagens ligadas ao turismo, profissão que desempenhou com gosto por duas décadas, estão presentes na sua arte.

 

Exposição na SCALA de Almada

quadros-rita

Durante a pandemia Rita foi operada e agora está a reaprender a andar e falar. Mas nem por isso deixou de pintar. No dia 13 de novembro, a sua exposição “Telas” será inaugurada na SCALA – Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada (rua Conde Ferreira, em Almada Velha), onde estará patente até 27 de novembro.

- PUBLICIDADE -

Para a artista, as telas são uma espécie de biografia que rememoram, através da pintura, fases da sua vida e gostos pessoais. A presença de pessoas e a sua cor favorita —o vermelho— são uma constante.

Atualmente, Rita Portugal frequenta aulas de pintura da SCALA. Mas ainda não desistiu de regressar ao trabalho na área do Turismo e voltar a estar rodeada de pessoas.

 

Os quadros de Rita Portugal estão à venda na sua página “Pinturas da Rita”

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/25a-mostra-de-teatro-de-almada-arranca-a-29-de-outubro/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
teatro-solidario

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Museu de Almada recebe “Pão Nosso”, uma exposição sobre o ciclo do pão

A exposição “Pão Nosso” inaugura no dia 13 de novembro, às 18h30, no Museu...

Magusto no Solar dos Zagallos celebra tradições com música, dança e castanhas

No dia 15 de novembro, a Sobreda vai encher-se de música, dança e tradições...

“Encontro Terramar” celebra arte, ecologia e comunidade na Costa da Caparica

As Terras da Costa vão receber oficinas, concertos, atividades agrícolas e experiências comunitárias que...

“Sabores de Almada 2025” celebram o melhor da gastronomia local: conheça os vencedores

Edição de 2025 contou com a participação de 33 restaurantes, numa iniciativa que celebra...