Almada Extreme Sprint 2024 regressa à Lisnave para a “maior edição de sempre”
A edição deste ano do Almada Extreme Sprint acontece nos dias 5 e 6 de outubro. Promete ser a maior de sempre, num evento que celebra os 50 anos de carreira do piloto Aníbal Rolo.
Ainda não se ouve o rugido dos motores, mas o Almada Extreme Sprint já está em direção aos antigos estaleiros da Lisnave, que voltam a acolher o evento nos dias 5 e 6 de outubro: “Abrir as portas da Lisnave por um dia aos almadenses é algo muito especial para todos os que por lá passam. O público presente é testemunha de histórias emocionantes sobre a importância desse local para a comunidade”, refere Fernando Matias, presidente do Clube de Motorismo de Setúbal, que organizou o evento, em declarações ao ALMADENSE. A sexta edição promete ser a “maior de sempre”, com recorde de participantes e uma programação que combina adrenalina, solidariedade, gastronomia e muitas outras surpresas para os amantes do desporto automóvel.
“Este evento já é o mais participado de todos os que organizamos em termos de equipas. Temos 90 viaturas inscritas e uma lista de espera com cerca de 45 carros. O mais impressionante é que as inscrições esgotaram em apenas 36 horas”, destaca o presidente do Clube de Motorismo de Setúbal. “O que posso garantir é que estamos preparados para receber uma enchente, seja qual for. Há lugar para todos e com segurança”, sublinhou.
A nova edição da competição automobilística homenageia os 50 anos de carreira ininterrupta do piloto Aníbal Rolo que, ao longo das décadas, se destacou em ralis e corridas de velocidade pela habilidade e paixão pelo desporto. “À medida que preparamos os vídeos e reportagens sobre a sua vida, vamos descobrindo mais histórias e aventuras que reforçam a nossa certeza de que ele é, de facto, alguém muito especial”, refere Fernando Matias, “o Mestre Aníbal Rolo, em particular, não é apenas reconhecido pelos seus feitos nas pistas, mas também pelo seu caráter e personalidade, que inspiram todos que o conhecem”. O piloto também estará presente no evento, exibindo alguns dos seus emblemáticos carros de competição.
O dia anterior ao da competição, dia 5 de outubro, começa com a chegada dos concorrentes, com nomes como Rui Madeira, Luís Moutinho, Fernando Mayer Gaspar, Eva Laranjeira, José Carlos Magalhães e Gonçalo Boaventura. Este ano, há também novidades para os entusiastas de automóveis clássicos, como a certificação de carros clássicos pelo Museu do Caramulo e o regresso do Pop Cross de 2CV (Citroen dois cavalos).
Competição, desfile de clássicos e solidariedade
Ainda neste dia, decorre uma importante iniciativa solidária organizada pela associação “Help Who Helps” e pelo piloto Fernando R. Silva, em colaboração com a Palhaços d’Opital: “A solidariedade é um valor essencial em todos os eventos que organizamos. Sentimos que é nosso dever retribuir o carinho e apoio que recebemos da comunidade. Sabemos que não podemos fazer isso todos os dias, mas sempre que temos a oportunidade, aproveitamos ao máximo para ajudar”, confessa o presidente do Clube de Motorismo de Setúbal, que organiza o evento com apoio da Câmara Municipal de Almada. Os visitantes podem acompanhar todos estes momentos enquanto aproveitam também a vasta oferta gastronómica do evento.
Já no dia 6 de outubro, dia das competições, as corridas tomam conta do evento: “O circuito é desafiante e muito apreciado pelos pilotos, não só pelo estilo de condução que exige, mas também pela incrível vista que oferece sobre Lisboa – provavelmente a melhor vista da capital”, conta Fernando Matias ao ALMADENSE. Para além de provas de Sprint e desafios de Regularidade, o Almada Extreme Sprint vai também brindar o público, a partir das primeiras horas, com sessões de treinos e qualificações, exibições de co-drivers e ainda um desfile de automóveis clássicos. Ao longo do dia, os visitantes podem também desfrutar de diversas atrações, como música, expositores e comércio local, com produtos típicos da região.
Este ano, o Almada Extreme Sprint promete um programa ainda mais diversificado, com surpresas para os amantes de automóveis, tornando-se o ponto de encontro ideal para quem procura uma experiência envolvente e completa no desporto motorizado e, “vale lembrar, a entrada é gratuita, por isso esperamos que Almada desça até à Lisnave para fazer parte desta festa”, remata Fernando Matias.
Fotos: Bruno Marreiros
Já sabe o que vai fazer este fim de semana? Concertos, mercados e literatura em Almada