Já sabe o que vai fazer este fim de semana? Concertos, mercados e literatura em Almada
Prepare-se para um fim de semana em grande com concertos gratuitos, comédia, mercados sustentáveis e desporto para todas as idades. Se preferir ficar dentro de portas, vá com a equipa do ALMADENSE a um espetáculo de dança ou assista a um concerto sinfónico na Incrível Almadense.
1. Degustar vinhos e passear na Trafaria
Começa já esta sexta-feira, 27 de setembro, mais uma edição do “Trafaria Com Prova”, onde vai poder degustar vinhos de diversos produtores nacionais e petiscos típicos.
No sábado e no domingo, há provas de vinho comentadas, mediante inscrição, e visitas guiadas pelo centro histórico da pitoresca vila da Trafaria. O evento conta ainda com música e atividades para todas as idades, não esquecendo a inspiradora vista sobre o rio Tejo.
A entrada no “Trafaria com Prova” é gratuita, sendo que para participar nas provas de vinho é necessário adquirir um copo pelo valor de cinco euros. O evento decorre nos dias 27 e 28 de setembro, sexta-feira e sábado, das 17h às 22h. No último dia, 29 de setembro, a iniciativa decorre entre as 15h e as 20h.
2. Rir com comediantes emergentes em Almada Velha
Pedro Correia, Laura e Tiago Matos são os comediantes que prometem fazer as delícias da plateia já na sexta-feira, 27 de setembro. A partir das 21h30, conheça ou repita a experiência do grande clube de comédia de Almada que, dando palco a novos artistas, contribui para a dinamização da zona histórica da cidade no mítico espaço Cine Incrível – Alma Danada. Como habitual, o elenco conta ainda com várias participações surpresa. A entrada tem o valor de 5 euros (online) ou 6 euros (à porta).
3. Fazer compras sustentáveis no Parque da Paz
A 28 e 29 de setembro, o Parque da Paz volta a acolher o mercado mais sustentável de Almada, onde se promovem projetos, empresas e marcas locais e regionais que contribuem para criar um mundo melhor. No Almada Green Market, pode encontrar produtos frescos da horta acabados de colher, cosmética natural, artesanato, mel, e artigos ecológicos para utilização diária para tornar os seus dias mais sustentáveis. Além disso, há ainda bancas de alimentação saudável e vegetariana.
4. Participar num (ou dois) clubes de leitura
28 de setembro é dia de pôr a leitura em dia, com encontro marcado com Íris Bicho, às 10h30, ou com Davide Freitas, pelas 15h – ambos na Biblioteca Municipal José Saramago.
De manhã, os leitores vão discutir o livro “A Fúria”, de Alex Michaelides, thriller passado numa pequena ilha grega onde, apesar dos dias soalheiros e da água cristalina, a ex-estrela de cinema Lana Farrar se depara com segredos há muito enterrados.
Já às 15h, “A Criação do Mundo” de Miguel Torga vai despertar os sentidos, convidando à reflexão sobre a realidade transmontana e a censura sufocante durante o Estado Novo, que calcou as artes e as almas. A entrada é livre.
5. Conhecer projetos locais numa feira comunitária
A partir das 12h de 28 de setembro, apanhe o metro para a estação ferroviária do Pragal e dê uma volta na III Feira Comunitária, promovida pelo Grupo Comunitário Caparica – Pragal. Para além das bancas de vários projetos locais, o evento conta com animação infantil e atuações de artistas locais, promovendo a intervenção cívica e a proximidade entre os almadenses. A entrada é livre.
6. Dançar ao pôr do sol na Casa da Cerca
A partir das 19h de sábado, 28 de setembro, a Casa da Cerca abre as portas para mais um pôr do sol sobre o Tejo. Desta vez, são DJ Ride e Vhils que asseguram a festa, com DJ Set do primeiro, a partir das 21h30, e playlist do segundo a partir das 19h.
DJ Ride, campeão do mundo de scratch (2011 e 2016), sound designer e produtor com vários EP’s e três álbuns no currículo, é um pioneiro da música eletrónica, como demonstra o seu espetáculo «Pixel Trasher». Já Vhils, conhecido pela sua arte urbana de intervenção social, promete trazer a Almada as músicas que mais o inspiram. A entrada é livre. Conheça aqui todos os concertos do ciclo “Há Música na Casa da Cerca”.
7. Ver um concerto sinfónico gratuito
No sábado, 28 de setembro, o Salão de Festas da Incrível Almadense recebe um monumental concerto da Banda Sinfónica da GNR, com entrada gratuita. Esta é uma oportunidade de desfrutar de música de elevada qualidade, aqui interpretada por cerca de 120 instrumentistas. O Maestro Capitão João Afonso Cerqueira é o atual maestro da Banda Sinfónica da GNR, tendo a coadjuvá-lo o Sargento-Mor Armindo Pereira Luís. O concerto tem início às 21h30 e conta com entrada livre. Podem ser efetuadas reservas através do contacto 938 725 320.
8. Conhecer o Império Romano com um toque de humor
“Agripina, a menor” é o monólogo que traz a história do Império Romano ao Teatro-Estúdio António Assunção no sábado, 28 de setembro, pelas 21h30. Baseado em relatos de historiadores do primeiro século da nossa era (Suetónio, Tácito e Dião Cássio), a peça conta, pela voz bem-humorada de Agripina Menor (ou Agripina, a jovem) factos históricos da época dos cinco primeiros imperadores romanos.
Os bilhetes têm o valor de 7,50 euros, com descontos para jovens e seniores, e podem ser reservados através do contacto 212 723 660 ou do e-mail teaareservas@gmail.com.
9. Ver um espetáculo comunitário de dança
Às 18h de domingo, 29 de setembro, o espetáculo comunitário “Abrigo” traz ao Teatro Municipal Joaquim Benite uma reflexão sobre lugares seguros, a sua necessidade e as suas histórias. O abrigo, que pode ser a casa ou pode ser o Outro, transforma-se aqui num ponto onde reunir pessoas de todos os espaços e de todos os tempos, abrigadas da chuva dos dias sob o mesmo telheiro.
Com dramaturgia de Ângela Ribeiro e Susana Rosendo, o espetáculo integra-se na Quinzena da Dança de Almada, que tem a parceria do jornal ALMADENSE. Os bilhetes têm o valor de 7 euros, com descontos para jovens e seniores, e podem ser reservados através do e-mail bilheteira@ctalmada.pt.
10. Ver um filme português premiado em Cannes
“Grand Tour”, de Miguel Gomes, chega diretamente de Cannes – onde arrecadou o prémio de melhor realização – à tela do Auditório Fernando Lopes-Graça já na próxima quarta-feira, 2 de outubro. Às 21h, desvende a história de Edward, um funcionário público do Império Britânico que foge da sua noiva Molly no dia em que ela chega para se casar. Contemplando o vazio da sua existência, o cobarde Edward interroga-se sobre o que terá sido feito de Molly…. Determinada a casar e divertida com a atitude de Edward, Molly segue-lhe o rasto neste grande tour pela Ásia. Os bilhetes têm o valor de 3 euros, com desconto para jovens e seniores, e podem ser reservados através do e-mail auditorio@cm-almada.pt.
11. Aprender sobre a história de Almada num jogo divertido
Às 15h de 28 de setembro, leve os mais novos a participar numa visita-jogo ao Museu de Almada – Casa da Cidade. “Nas covas de pão, tu és o peão!” começa com o lançamento de um dado gigante, dando azo a um clássico jogo da glória com avanços e recuos, repleto de enigmas sobre o passado da cidade para desvendar em grupo. A iniciativa destinada a crianças dos 6 aos 10 anos é gratuita, com marcação através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt.
Quer receber as sugestões culturais do ALMADENSE todas as semanas no seu e-mail? Subscreva a newsletter aqui.