Com um total de 1400 metros quadrados, o novo estabelecimento conta com um inovador espaço de refeição a pensar nos jovens universitários e vai criar 22 postos de trabalho.
O Lidl inaugurou esta quarta-feira, 30 de novembro, a sua primeira loja inserida num campus universitário a nível internacional. Localizada no Monte da Caparica, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) foi a instituição escolhida para acolher o estabelecimento comecial, que representa um investimento de 10 milhões de euros.
“Com a abertura desta loja esperamos aproximar-nos mais da universidade, dos estudantes e de todos os almadenses”, destacou João Duarte, diretor geral do Lidl Portugal para a Região Sul, durante a cerimónia de inauguração. Com um total de 1400 metros quadrados, o novo estabelecimento conta com um “inovador espaço de refeição a pensar nos jovens universitários” e vai criar “22 postos de trabalho”, de forma a responder mais eficazmente “às necessidades da comunidade”, acredita o responsável.
A nova loja do Lidl representa também um avanço no processo de requalificação do campus, destacando-se pela aposta na sustentabilidade, ao incluir fachadas com telas que eliminam elementos poluentes na atmosfera.
Presente na inauguração, João Sáàgua, reitor da Universidade Nova de Lisboa, salientou que o espaço irá também “melhorar a qualidade de vida” daquele que é o maior campus da instituição de ensino, com mais de 8000 alunos. “Esperamos beneficiar a comunidade da FCT e abrir cada vez mais a universidade à sociedade envolvente”, afirmou.
Projeto integrado no Innovation District
A abertura do estabelecimento comercial insere-se no Innovation District, que pretende ser um motor para a transformação socioeconómica da região. Lançado pela Universidade Nova em parceria com um grupo de proprietários da zona do Monte da Caparica e de Porto Brandão”, o projeto tem como objetivo “criar uma nova cidade global em Almada, que conjugue um estilo de vida único e sustentável numa nova geografia de inovação e de conhecimento tecnológico”, destaca o Lidl em comunicado.
“Este é o primeiro edifício dentro do campus cuja entrada se abre diretamente para Almada. É uma infraestrutura aberta à cidade e à população, sem barreiras pelo meio”, frisou, por sua vez, José Júlio Alferes, diretor da FCT NOVA. Recordando que se trata da primeira “grande infraestrutura de conveniência dentro do campus”, o responsável destacou também que se trata de um “exemplo de sustentabilidade e de colaboração entre a universidade e empresas privadas”.
Por sua vez, José Pedro Ribeiro, vereador na Câmara Municipal de Almada (CMA), afirmou que a inauguração da nova loja simboliza “a abertura da FCT à sociedade civil”, tornando-se, por isso, num “marco no lançamento do Innovation District, que espera converter-se na “mola de desenvolvimento do concelho, assente no conhecimento e na inovação”.
Prosseguindo o compromisso da empresa com a sustentabilidade, a nova loja do Lidl possui iluminação LED e postos de carregamento para viaturas elétricas que permitem uma recarga de 80% da bateria em apenas 30 minutos. Nos espaços envolventes procedeu-se à construção de uma nova rotunda e de espaços verdes.
O estabelecimento do Monte da Caparica está aberta diariamente das 8h às 21h30, e disponibiliza aos seus clientes cerca de 120 lugares de estacionamento. O novo estabelecimento vai ainda apoiar a Refood de Almada através do seu projeto Realimenta, que visa ajudar a diminuir o desperdício alimentar, em parceria com entidades locais e nacionais.
https://almadense.sapo.pt/cidade/fct-inaugura-o-maior-complexo-de-campos-de-padel-da-aml-no-monte-da-caparica/