Concertos, sessões de cinema, uma visita guiada ou uma oficina de canto para os mais novos são algumas das sugestões do ALMADENSE para esta semana.
Com o tempo chuvoso que se faz sentir, torna-se apetecível ficar no conforto do sofá. Mas Almada continua: entre cinema, concertos para todos os gostos e idades, aulas abertas de dança ou visitas guiadas, muitas são as razões para se encher de coragem, pegar no guarda-chuva e sair de casa, aproveitando tudo o que a cidade tem para oferecer.
1. Participar numa visita guiada ao Solar dos Zagallos
A 30 de março, sábado, pelas 15h, as portas do Solar dos Zagallos voltam a abrir-se aos almadenses para mais uma visita guiada que permite descobrir a história da emblemática casa apalaçada do século XVIII.
Com o historiador Rui Mendes, investigador da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, os visitantes vão poder saber mais sobre este conjunto de edifícios, que resulta de várias intervenções ocorridas desde a criação do Morgado da Sobreda em 1745 pelo desembargador Rodrigo de Oliveira Zagallo. A iniciativa é gratuita, com inscrição obrigatória através do e-mail solar@cm-almada.pt.
2. Levar os mais novos a uma oficina de canto
No sábado, 30 de março, há oficina para a infância no Teatro Municipal Joaquim Benite, às 15h e às 16h. “Onde um coração bate, muitas vozes cantam” vai ajudar os mais novos a desenvolver as suas competências de voz e música através de técnicas vocais, jogos de concentração e dinâmicas de grupo. “Procurando a pulsação certa, vamos explorar melodias antigas e inventaremos outras novas para, juntos, formarmos um coro”, incita a organização.
A dirigir a oficina estará Mariana Ramos Correia, que utiliza a voz e o violoncelo como meios de expressão artística e integra vários projetos musicais, como O Lado de Dentro ou a Orquestra do Bairro.
A atividade tem lugar às 15h (dos 5 aos 8 anos) e às 16h (dos 9 aos 12 anos). A inscrição tem o valor de 5 euros (2,5 euros para os jovens membros do Clube de Amigos) e pode ser feita através do telefone 917 433 120 ou do e-mail bilheteira@ctalmada.pt.
3. Ir a um concerto dos Irmãos Catita
No dia 30 de março, sábado, às 21h, o palco do Cine Incrível – Alma Danada vai ser dos Irmãos Catita. O espetáculo da banda com mais 30 anos de existência contará com vários dos êxitos de Manuel João Vieira, Francisco Ferro, Gimba, João Leitão, Beto Garcia e Luís San Payo, como “Drogado”, “Conan, O Homem Rã” ou “Bomba Branca”. Os bilhetes têm o valor de 15 euros (pré-venda) ou 20 euros (à porta).
4. Ouvir um recital de piano no Convento dos Capuchos
Também a 30 de março, sábado, pelas 21h, o Convento dos Capuchos recebe um recital de Jill Lawson, virtuosa do piano distinguida a nível nacional e internacional. A pianista de nacionalidade luso-americana que reside atualmente em Portugal traz ao público almadense composições de Johan Sebastian Bach, Fernando Lopes-Graça, Sara Ross e Ludwig van Beethoven.
O concerto acontece no âmbito do “Trio de Damas”, projeto que visa homenagear três pianistas portuguesas de suma relevância no panorama cultural do séc. XX: Helena Sá e Costa, Nella Maíssa e Olga Prats. Os bilhetes têm o valor de 10 euros com desconto de 50% para estudantes, seniores e profissionais do espetáculo, e podem ser reservados através do e-mail musicamera.producoes@gmail.com ou do telefone 914 200 500.
5. Assistir a um concerto de hip-hop na Casa Amarela
Para os mais jovens, a noite de sábado 30 de março é na Casa Amarela – Centro Cultural e Juvenil de Santo Amaro (no Laranjeiro), que recebe um concerto de Vludo, com início agendado para as 21h30.
“Dedos Finos” é o álbum de estreia do projeto Vludo, que junta rimas de Sam The Kid e do rapper almadense Blasph. Depois de “Acena” e “Ondulação“, o rapper e o lendário “puto” de Chelas juntam-se para este projeto colaborativo, em que contam ainda com a participação de Jay Fella, Tom e Amaura. Inserido na programação do “Março à Solta” 2024, o espetáculo conta com entrada gratuita, sendo a lotação limitada à capacidade da sala.
6. Dançar numa aula aberta de sevilhanas e flamenco
Não é mentira: a 1 de abril, segunda-feira, há aula aberta de Sevilhanas e Flamenco na Academia Flamenc’A Sul, no Feijó, às 19h. Através dos caraterísticos passos de dança, a Academia convida todos a experimentarem estas modalidades, passando um fim de tarde diferente onde podem descobrir as tradicionais danças espanholas com origens árabes. Para quem quiser continuar, há horários para todas as idades, com aulas uma ou duas vezes por semana.
As inscrições para a aula aberta podem ser feitas através do telefone 966 849 942 ou do e-mail academia.flamencasul@gmail.com . Pode saber mais sobre a Academia Flamenc’A Sul aqui.
7. Ver um filme espanhol-belgo-português no Auditório Municipal
A 3 de abril, quarta-feira, pelas 21h, há sessão de cinema no auditório Fernando Lopes-Graça com “O Corno do Centeio”, filme de Jaione Camborda que faz parte da seleção oficial do Toronto Film Festival.
A narrativa começa na ilha de Arousa, em 1971, na qual Maria ganha a vida com a pesca do marisco, sendo também conhecida na ilha por ajudar outras mulheres no parto com especial dedicação. A certa altura, um acontecimento imprevisto obriga-a a fugir em busca da liberdade; Maria decide, então, atravessar a fronteira por uma das rotas de contrabando entre a Galiza e Portugal, pondo à prova a fraternidade feminina que sempre viveu.
O drama de 2023 conta com Janet Novás, Siobhan Fernandes e Carla Rivas nos papéis principais. A sessão tem o valor de 3 euros, com desconto de 50% para jovens e seniores. Os bilhetes podem ser reservados através do e-mail auditorio@cm-almada.pt ou adquiridos uma hora antes da sessão.
Se desejar receber as sugestões culturais do jornal ALMADENSE todas as semanas no seu e-mail, subscreva a nossa newsletter aqui.
https://almadense.sapo.pt/cultura/almada-celebra-50-anos-do-25-de-abril-com-dino-dsantiago/