15.4 C
Almada

Nos 50 anos do 25 de Abril, Almada volta a ter um desfile comemorativo

Desfile vai realizar-se no dia 25 de Abril, da parte da manhã. A organização é da iniciativa Almada Abril, que agrega mais de cem coletividades e associações do concelho.

 

No ano em que se comemora o 50.º aniversário da Revolução dos Cravos, Almada volta a ter um desfile comemorativo, que vai percorrer as ruas da cidade para celebrar Abril. Trata-se de uma ação organizada pela iniciativa Almada Abril, que agrega mais de cem coletividades e associações do concelho, unidas para celebrar em Almada os 50 anos do 25 de Abril com uma série de atividades, eventos e ações.

O desfile vai realizar-se no dia 25 de Abril, da parte da manhã, com concentração marcada para as 9h na Av. Nuno Álvares Pereira, junto à Pastelaria Condestável.

Além de assinalar a data na rua, com a população, o desfile pretende ainda evocar a memória e homenagear “os cerca de 425 almadenses que foram presos por lutar contra o fascismo, durante os 48 anos de ditadura em Portugal”, assinada a organização em comunicado.

- PUBLICIDADE -
connect-education

A decisão de organizar o desfile em Almada foi tomada no dia 22 de março, durante uma reunião realizada no Salão da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Almada que juntou as diversas associações, instituições, coletividades, coletivos e individualidades que participam na iniciativa Almada Abril. Neste momento, são já 105 as entidades aderentes.

A iniciativa “Almada Abril” é coordenada por um grupo dinamizador constituído pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), o Movimento Democrático de Mulheres (MDM), a Academia Almadense, os Bombeiros Voluntários de Almada, a Associação Gandaia e o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC). 

Tertúlias, debates, eventos desportivos, manifestações, poesia, cantares e exposições são outras das iniciativas que estão a ser organizadas pelas várias de coletividades participantes, com o objetivo de levar as celebrações de Abril às ruas de Almada durante todo o ano.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/almada-escola-anselmo-de-andrade-fechou-durante-cinco-tardes-por-falta-de-funcionarios/

Apoie o jornalismo local independente

Caro leitor, o seu apoio é fundamental para garantir que o jornal ALMADENSE pode continuar a informar a comunidade com rigor e isenção. Contribuir financeiramente para a sustentabilidade do jornal é uma forma de assegurar que temas relevantes para o nosso concelho continuam a receber cobertura de forma honesta e imparcial, sem influências externas. Cada donativo é importante para nos ajudar a financiar este trabalho e dar voz às histórias que merecem ser contadas. Contamos consigo para continuar esta missão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
charneca-aniversario

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADEpub-almadense

Artigos Relacionados

Um concerto de Blaya, passeios, teatro e cinema: viver novembro em Almada

Depois da noite assombrada do Halloween, desfrute de Almada com os primeiros espetáculos da...

Almada tem mais de 1000 edifícios em zona de risco de inundações costeiras

Núcleo urbano da Costa da Caparica faz de Almada o concelho da Grande Lisboa...

Já sabe o que vai fazer no Halloween? Os planos mais divertidos em Almada

O Halloween está aí e, com ele, Almada transforma-se em terra de bruxas com...

Almada vai aplicar taxa turística

Medida foi aprovada com os votos favoráveis do PS e Bloco de Esquerda e...