12.4 C
Almada

PS conquista todas as freguesias de Almada menos Laranjeiro e Feijó

Partido Socialista conquista a presidência em quatro das cinco uniões de freguesia do concelho de Almada. Confira os resultados em todas as freguesias.

 

A união de freguesias do Laranjeiro e Feijó será a única liderada pelos comunistas no próximo mandato autárquico (2021-2025) no concelho de Almada. O atual presidente, Luís Palma (CDU) foi o único capaz de contrariar a tendência socialista que este domingo se estendeu a quase todo o município.

Embora a freguesia tenha votado maioritariamente no PS para à Câmara Municipal, no que toca à Assembleia de Freguesia, a CDU ficou à frente, com 36,5% dos votos, seguida pelo PS, com 33,5%, numa diferença de 430 votos.

 

- PUBLICIDADE -
PS vence “mega freguesia” de Almada por 74 votos

À exceção do Laranjeiro e Feijó, todas as freguesias do concelho de Almada passarão a ser presididas pelos socialistas, que conseguiram mesmo superar a CDU na histórica união das freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, com uma diferença de apenas 74 votos.

Desta forma, a socialista Maria D’Assis será a próxima presidente, com 34,4% do sufrágio (7.405 votos), seguida muito de perto pela candidatura da CDU, liderada por Margarida Luna de Carvalho, que colheu 34% (7.331 votos).

Também na união das freguesias da Caparica e Trafaria haverá uma mudança de cor na presidência, que passará a ser ocupada pela socialista Sandra Chaiça, que alcançou 37,4% dos votos, ultrapassando a coligação CDU, que ficou com 32,6%.

A vitória mais expressiva aconteceu na Charneca de Caparica, onde o PS reforçou o triunfo alcançado há quatro anos, subindo para 43,5% dos votos e reconduzindo Pedro Matias como presidente. A longa distância ficou a coligação entre o PCP e o PEV, com 22% e a coligação PDS/CDS com 14,8%.

Finalmente, na Costa da Caparica, também o atual autarca José Ricardo Martins foi reeleito, embora com um resultado menos contundente do que há quatro anos. Ainda assim, o PS alcançou 38,8% dos votos, quase duplicando a votação do PSD/CDS, que recolhe 21%, seguido da CDU com 18,4%.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/ines-de-medeiros-vence-em-almada-sem-maioria-absoluta/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Cova da Piedade goleia e soma segunda vitória consecutiva

Equipas de Almada voltaram a entrar em campo este fim de semana, somando dois...

Almada integra programa ‘Menos Ruído’ para isolar casas afetadas pelo aeroporto

Protocolo prevê financiamento de 10 milhões de euros para obras em edifícios expostos ao ruído, protegendo direito ao descanso e qualidade de vida

Complexo dos Desportos “Cidade de Almada” acolhe Taça de Portugal de ginástica rítmica

Competição conta com a participação de quatro clubes do concelho de Almada. Evento termina...

Almada em alerta devido à depressão Ingrid: acesso aos esporões da Costa de Caparica interdito

Efeitos da tempestade sentidos até domingo. Circulação no paredão da Costa da Caparica desaconselhada,...