Nos concelhos de Almada e Seixal o transporte público rodoviário vai continuar a ser assegurado pela TST, que passará a assumir a marca Carris Metropolitana.
Os primeiros autocarros da Carris Metropolitana estarão a circular em julho de 2022, depois do concurso internacional ter recebido “luz verde” por parte do Tribunal de Contas, informou esta quinta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML).
Nos concelhos de Almada e Seixal, a operação de transporte público rodoviário vai continuar a ser assegurada pela TST (primeira classificada no concurso), mas passará a circular sob a marca Carris Metropolitana, que será comum a toda a região da Grande Lisboa.
Para avançar com a implementação da nova operação rodoviária, a empresa irá renovar grande parte da frota, uma vez que os novos autocarros deverão passar a ter uma idade média inferior a um ano.
Lançado em Fevereiro de 2020, pelo valor total de 1,2 mil milhões de euros, o concurso internacional previa ter os primeiros autocarros a circular no final de 2021, mas essa data foi agora adiada para meados de 2022. Recebido o visto do Tribunal de Contas, o processo de transição deverá prolongar-se durante dez meses, informou ainda a AML.
Válida por sete anos, a nova concessão rodoviária prevê um aumento significativo do serviço, sendo que o concelho de Almada deverá contar com 34 linhas novas.
Atualmente responsável pelo serviço rodoviário em toda a península de Setúbal, a TST passará a concentrar operação apenas em Almada, Seixal e Sesimbra, uma vez que não concorreu ao lote 4, que engloba Setúbal, Palmela, Moita, Montijo e Alcochete. Esta zona irá contar com um novo operador: Nex Continental (empresa do grupo que detém em Espanha a Alsa).
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