Sábado, Outubro 12, 2024
DestaqueMobilidadeOutros Destaques

“Inspira Mobilidade”: nasce associação para promover a sustentabilidade em Almada

Novo projeto será lançado oficialmente no dia 21 de setembro, coincidindo com a Semana Europeia da Mobilidade, com um programa repleto de atividades.

 

Acaba de nascer, em Almada, a nova associação “Inspira Mobilidade”, formada por um grupo de residentes de várias freguesias do concelho, que procura ter uma voz ativa na área da mobilidade urbana. O objetivo é intervir para criar boas condições para a mobilidade ativa, ciclável e nos transportes públicos, contribuindo para um meio urbano mais seguro e inclusivo.

“A associação Inspira Mobilidade acredita na defesa e valorização da mobilidade sustentável, inclusiva e segura em meio urbano, que permita uma efetiva redução das emissões de gases com efeito de estufa”, destaca Inês Sarti Pascoal, uma das integrantes da associação, em declarações ao ALMADENSE. Por isso, o grupo defende “a criação de condições para mobilidade ativa e em transportes públicos, incluindo a acessibilidade universal, a mobilidade pedonal, em bicicleta e em transportes públicos, eficientes e integrados”.

De acordo com a representante, a principal motivação para a criação da “Inspira Mobilidade” foi a “insegurança rodoviária para peões e ciclistas, a dependência excessiva do automóvel, o congestionamento constante nas principais artérias, dentro e fora das horas de pico, e a grande poluição visual e atmosférica do concelho”.

Por isso, a nova associação pretende lutar pela igualdade de acesso aos espaços públicos e aos meios de mobilidade sustentável. Em Almada, os passeios encontram-se frequentemente em “condições deploráveis”, sendo “demasiado estreitos para permitir uma circulação confortável para pessoas que utilizam cadeiras de rodas, carrinhos de bebé ou que necessitam de apoio na mobilidade”, assinala Inês Pascoal. Existem várias zonas da cidade que “não cumprem com a distância mínima legal que um passeio deve ter (1,2 metros)” ou que não possuem sequer passeios, obrigando a que “os peões se coloquem em perigo ao ter de competir por espaço com os veículos motorizados”.

Assim, os membros da associação defendem o desenvolvimento de infraestruturas que promovam e priorizem e as deslocação a pé, como “a criação de zonas de velocidade reduzida em áreas residências, a fiscalização rigorosa do estacionamento indevido, campanhas de sensibilização e educação a automobilistas, além da implementação de uma rede ciclável nas principais avenidas da cidade”. Para além disso, pretendem promover a acessibilidade nos sistemas de transporte público, “garantindo que todas as pessoas independentemente das suas características, possam usufruir de uma mobilidade autónoma, inclusiva e segura”.

 

Participação ativa da comunidade

Simultaneamente, a associação incentiva a participação ativa da comunidade nas decisões relacionadas com o território, fomentando o envolvimento desta nas decisões políticas de mobilidade e planeamento urbano. Na visão de Inês Sarti Pascoal, devemos trabalhar juntos “para que a mobilidade sustentável esteja na agenda de prioridades do município de Almada, não apenas no discurso de governantes, mas também em instrumentos concretos, como o Orçamento Municipal ou o Plano Diretor Municipal (PDM), que está em revisão”.

Além de assumir o papel de “advogado ambiental” sobre os direitos e deveres dos peões, utilizadores de bicicleta e de transportes públicos, a “Inspira Mobilidade” também pretende desempenhar a função de mediador entre autoridades locais, meios de comunicação social, entidades públicas e privadas, e a sociedade civil.

Ainda antes de se formalizarem como associação, o grupo de munícipes organizou uma petição contra o alargamento do IC20, propondo medidas alternativas, que consideram mais eficazes para a melhoria da mobilidade. Depois de reunirem mais de 2500 assinaturas, os subscritores da petição foram ouvidos em Comissão Parlamentar na Assembleia da República.

 

Lançamento a 21 de setembro

A nova associação, que também visa defender e conservar o meio ambiente, será lançado oficialmente no próximo dia 21 de setembro, coincidindo com a Semana Europeia da Mobilidade. “Estando a associação ‘Inspira Mobilidade’ focada na promoção de meios de mobilidade sustentáveis, achámos que não haveria melhor altura para fazer o nosso lançamento. A Semana Europeia da Mobilidade inspira-nos a isso mesmo: pensar em alternativas ao uso do automóvel, não apenas para adotar durante este período de celebração, mas durante o ano inteiro”, refere Inês Sarti Pascoal.

De forma a reforçar esta missão e o envolvimento da comunidade, no dia 21 de setembro será realizado um conjunto de atividades, estando toda a comunidade convidada a participar. A jornada arranca às 10h30 em Cacilhas, onde tem início um percurso de bicicleta até à Trafaria, onde vai decorrer um almoço em convívio. De seguida, a associação dinamiza um workshop aberto a toda a população no âmbito do projeto TERRAMAR, que pretende debater sobre as dificuldades e obstáculos encontrados nos trajetos pedonais e cicláveis entre Almada e a Costa da Caparica, com vista a desenvolver propostas de planeamento, infraestruturas e de comunicação. Organizada em parceria com a Ensaios e Diálogos Associação (EDA), a iniciativa tem lugar no Largo Manuel de Arriaga entre as 14h e as 16h.

 

Semana da Mobilidade traz a Almada atividades dedicadas ao “Espaço Público Partilhado”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *