Moradores de Almada e associações de promoção da utilização da bicicleta exigem ao Metropolitano de Lisboa, à Câmara Municipal de Almada, Transportes Metropolitanos de Lisboa e Metro Transportes do Sul que o projecto do prolongamento do metro à Costa de Caparica inclua uma ciclovia contínua junto do canal de ferrovia. Esta medida irá potenciar as deslocações activas, em particular pelo uso da bicicleta e a sua intermodalidade com o transporte público em Almada. Esta futura ciclovia deverá ser complementada com um percurso pedonal segregado, de modo a garantir também a segurança das pessoas que caminham.
Após o anúncio, no dia 25 de Março de 2024, de que o Metropolitano de Lisboa vai elaborar os estudos para a contratação do prolongamento do Metro Sul do Tejo à Costa de Caparica, mais de cem utilizadores/as de bicicleta de Almada e associações de promoção da utilização da bicicleta de âmbito nacional, juntam-se para exigir que este projecto inclua ciclovia ao longo do canal de ferrovia ligeira, de modo a promover diferentes modos de transporte sustentáveis, seguros, acessíveis e que deem resposta às necessidades das pessoas que residem, trabalham ou se deslocam pelo concelho de Almada.
A infraestrutura de Metro de superfície que existe em grande medida no concelho de Almada, construída entre 2003 e 2008, não contemplou ciclovias contínuas ao longo dos canais do Metro, existindo apenas pequenos troços de ciclovia que não têm ligação entre si, consistindo numa fragmentação do sistema de mobilidade em bicicleta, que resulta na sua reduzida utilização pela população. Esta obra do Metro foi uma oportunidade perdida em coadjuvar e promover mobilidades alternativas, nomeadamente na oferta de mais rede ciclável, para fomento às deslocações dentro e para fora do concelho de Almada. Conjugar no mesmo projecto meios de transporte sustentáveis como transporte público, mobilidade em bicicleta e mobilidade pedonal, é garantir mais qualidade de vida, e uma utilização mais eficiente do erário público.
Considera-se pertinente e prioritário face à urgência climática, que não se continuem a perder oportunidades de incluir a mobilidade activa no centro do planeamento estratégico do nosso território.
As infraestruturas cicláveis no concelho de Almada continuam aquém do previsto no Plano Almada Ciclável, de 2005, que previa a construção de cerca de 200km de rede ciclável pelo concelho e que previa que até 2015, 5% das deslocações no concelho seriam realizadas em bicicleta. Tendo falhado as suas próprias metas, Almada está em vias de falhar a convergência no compromisso nacional estabelecido na Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030 (ENMAC), que prevê que até 2025, 4% das deslocações em Almada sejam realizadas de bicicleta, chegando aos 10% até 2030. Assim, entende-se ser prioritário e pertinente que todos os projectos no âmbito da mobilidade sejam também uma garantia na promoção e utilização dos modos activos de deslocação. Ainda, importa perceber a necessidade de não colocar estes modos de deslocação em conflito, sendo a prioridade de segurança das deslocações a pé, seguida das deslocações em bicicleta, devidamente segregadas.
Esta reivindicação pública surge pela notória falta de interesse e investimento público, assim como pela falta de envolvimento da população, que é facilmente verificável nos projectos de infraestruturas no território de Almada. A título de exemplo, note-se o recente anúncio do alargamento da estrada IC20 para quatro vias, obra da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (IP) e Autoestradas Baixo Tejo (AEBT), que motivou uma petição pública com mais de 2500 assinaturas, a exigir complementariedade e melhoria em mais transportes públicos e mais infraestruturas para mobilidade activa em vez de apenas estradas para automóveis.
É também notória a falta de envolvimento da Câmara Municipal de Almada (CMA) com a sua comunidade local, nomeadamente, pela falta de diálogo na discussão de propostas e projectos de ciclovias. A participação melhoraria as condições de mobilidade de quem pedala, mas por não terem em consideração a opinião e experiência de quem as utiliza, acabam por ser originados projectos medíocres que pioram a segurança e conforto de quem anda a pé ou circula de bicicleta. Veja-se a qualidade da recente requalificação da ciclovia de Cacilhas, cujos pinos de plástico “de protecção” já se encontravam grandemente deteriorados passado apenas algumas semanas da conclusão da obra, ou a ciclopedonal da Sobreda, que ficou conhecida como a “ciclotrampa do Lazarim”, por se tratar de uma mera pintura de vermelho de um caminho pedonal, com diversos obstáculos físicos ao longo do trajecto que dificultam a utilização da infraestrutura.
Assim, considera-se pertinente e prioritário face à urgência climática, que não se continuem a perder oportunidades de incluir a mobilidade activa no centro do planeamento estratégico do nosso território. Solicitamos às entidades com competência, nomeadamente à Metropolitano de Lisboa, responsável pelo projecto, mas também à Câmara Municipal de Almada, responsável pela gestão territorial, à Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), responsável pela promoção da rede ciclável a nível regional e à Metro Transportes do Sul (MTS), que irá operar o serviço de metro de superfície, que procedam em conformidade para incluir um percurso pedonal e uma ciclovia ao longo da linha do metro, no projecto do alargamento do Metro, do Monte da Caparica para a Costa da Caparica, e que o projecto tenha momentos de participação e discussão pública, isenta e transparente.
Almada, 2 de Abril de 2024
Subscrevem esta carta aberta:
Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBi)
Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB)
Residentes no concelho:
- Alice Torres, moradora nos Capuchos
- Aline Hultemann, moradora no Feijó
- Ana Laura Sousa, moradora na Costa da Caparica
- Ana Patrícia Rodrigo, Charneca da Caparica
- Ana Ponce Álvares, Vila Nova Caparica
- Ana Mendonça, Costa da Caparica
- André Cabrita Montes Fernandes, Costa da Caparica
- Andreia Zorrinho, moradora em Cacilhas, trabalhadora no Monte da Caparica
- António Miguel Coelho, Costa da Caparica
- Bárbara Paola Camous de Andrade, Almada
- Beatriz Gonçalves Lopes, Ramalha
- Bruna Ledo Pontes, Sobreda
- Carlos Guedes, Cova da Piedade
- Catarina Freitas Alves, Pragal
- Catarina Machado, Cacilhas
- Cristina Oppermann, Costa da Caparica
- Dalva Oliveira de Paula, Cova da Piedade
- Débora Muzzi, Almada
- Diana Figueiredo Botelho, Sobreda
- Diana Maria Pinto Prata, Trafaria
- Diogo Salvador, Almada
- Eduardo Abalada, Pêra de Baixo
- Fábio Alexandre Lopes Gonçalves, Almada
- Filipe António Caldeira Guerra, Costa da Caparica
- Flávia Sommerlatte Silva, Cova da Piedade
- Francisco Morais Morais, Charneca da Caparica
- Gabriel Walsh, Costa da Caparica
- George Zelenjuk, Almada
- George Zelenjuk Filho, Almada
- Gonçalo Mendes Maria, Ramalha
- Goreti Nunes, Costa da Caparica
- Gustavo Santos Urbano, Cova da Piedade
- Helder Silva, Alcaniça
- Inês Sarti Pascoal, Almada
- Íris Santos, Cova da Piedade
- Izabela Muzzi Campolina de Oliveira, Almada
- Joana da Costa Lopes Lança, Verdizela
- João Marques, Almada
- João Vieira, Feijó
- João Victor Aguiar Silva Motta, Ramalha
- Jorge Bizarro, Costa da Caparica
- Jorge Mendes Maria, Ramalha
- José Carvalho, Costa da Caparica
- José Manuel Matos Ribeiro da Fonseca, Monte de Caparica
- José Manuel Prata da Conceição, Pêra (Trafaria)
- José Modesto, Cova da Piedade
- Karim Quintino, Almada
- Laislla dos Santos Alves Martins, Almada
- Leocádia Lacerda, Almada
- Lia Mendes Maria, Ramalha
- Lívia Margarido Barbato, Pragal
- Lorene da Mota Rodrigues, Trafaria
- Luís Fernando Fontes Lionço, Laranjeiro
- Luis Filipe Lourenço Neto, Almada
- Luís Pinto Silva, Almada
- Luís Silva, Sobreda
- Mafalda Prista, Cova da Piedade
- Manuel Ribeiro, Costa da Caparica
- Marcio Loiola Vasconcelos Alves, Cova da Piedade
- Margarida Carvalho, Cacilhas
- Margarida Judite Vences Costa Leal, Costa da Caparica
- Maria do Carmo Brito Pinto Prata da Conceição, Pêra (Trafaria)
- Maria Henriques, Laranjeiro
- Maria Isabel França Aires, Almada
- Maria João Alvarez, Cacilhas
- Maria Francisco, Laranjeiro
- Maria Teresa Zelenjuk, Almada
- Marina Magalhães de Sousa e Silva, Almada
- Marta Ruxa, Sto. Ant. Caparica
- Martim de Freitas, Cova da Piedade
- Mayara Lessa Feres, Almada
- Miguel Carrilho, Trafaria
- Patrícia Lucas, Cova da Piedade
- Paula Barbosa Alves, Costa da Caparica
- Paulina Galvão Garcia Espínola, Laranjeiro
- Paulo Figueiredo, Aroeira
- Paulo Figueiredo, Cova da Piedade
- Paulo José Martins da Silva, Costa da Caparica
- Pedro Miguel Marques, Cova da Piedade
- Pierre-Olivier France, Almada
- Raíssa Lima, Trafaria
- Raphael Muzzi Campolina de Oliveira, Cova da Piedade
- Raquel Filipa Peneda da Silva, Pragal
- Rayssa Guedes de Oliveira, Almada
- Ricardo Silva Alves, Sto. Ant. Caparica
- Rita Ribeiro Silva, Sto. Ant. Caparica
- Rita Susana Gomes Martelo, Cova da Piedade
- Rodrigo Mendes Maria, Ramalha
- Rodrigo Ouro, Laranjeiro
- Rui Carvalho, Cacilhas
- Rui Pedro dos Santos Tavares, Pêra de Baixo
- Rui Sebastian, Cova da Piedade
- Rui Ventura, Sobreda
- Sandra Fernandes, Costa da Caparica
- Sara de Melo Rabelo, Laranjeiro
- Sérgio Luís Cardoso Antunes, Charneca de Caparica
- Sílvia Pais, Almada
- Sofia Gago da Câmara Simões, Cova da Piedade
- Sónia Maria Mendes Carriço Antunes, Charneca de Caparica
- Susana Mendes, Costa da Caparica
- Telmo Agostinho, Cova da Piedade
- Telmo José Pinto Prata, Pêra (Trafaria)
- Teresa Castanheira, S. João Caparica
- Teresa Morais, Sto. Ant. Caparica
- Vasco Pereira, Cova da Piedade
- Vera Ferreira, Costa da Caparica