anuncio-farmacia-sobreda
26.3 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Cavalos-marinhos de Almada em conferência e exposição

Conferência “Cavalos Marinhos de Almada: Um Património Único a Preservar”, terá lugar no próximo dia 10 de abril no antigo Presídio da Trafaria.

 

Os cavalos-marinhos de Almada, cuja população se concentra ao longo da frente ribeirinha, em especial na zona do Olho de Boi e da baía da Trafaria, serão os protagonistas da Conferência “Cavalos Marinhos de Almada: Um Património Único a Preservar”, que terá lugar no próximo dia 10 de abril.

A sessão, que decorre no antigo Presídio da Trafaria, a partir das 9h, pretende “colocar a preservação da biodiversidade e o património natural do concelho na agenda de eventos para a preservação do valor ecológico existente”, assinala a Câmara Municipal de Almada em comunicado.

Na mesma ocasião, será também inaugurada uma exposição fotográfica de rua de autoria da videógrafa e fotógrafa subaquática Sylvie Dias. A mostra é composta por 14 painéis com imagens de grande formato, efetuadas em mergulhos na frente ribeirinha do concelho, que darão visibilidade a estas comunidades de cavalos marinhos de Almada.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

A conferência e exposição resultam de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Almada e o MARE ISPA (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida), com a colaboração do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e Oceanário de Lisboa.

Ambas as iniciativas visam dar a conhecer a população de cavalos-marinhos na Trafaria e na frente ribeirinha de Almada, fomentando a reflexão sobre a promoção e conservação destas espécies e reforço das condições do seu habitat.

Recorde-se que, em 2019, foi descoberto na baía da Trafaria um importante núcleo populacional de cavalos-marinhos, que se encontrava seriamente ameaçado. A pressão que se fez sentir sobre essas populações tornou urgente melhorar o conhecimento sobre a sua distribuição geográfica, tamanho da população, caracterização do habitat, estado de conservação e ameaças que enfrentam, entre outros aspetos relevantes para a conservação destas espécies.

A participação na conferência é gratuita, mediante inscrição prévia online.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/sexta-edicao-do-gestao-piaget-coloca-em-destaque-a-sustentabilidade-e-a-inovacao-empresarial/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
banner almadense_300x600px

Últimas

PUBLICIDADE
subscreva-newsletter

Mais Notícias

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Artigos Relacionados

Teresa Gafeira e um legado ao teatro em Almada: “Tenho orgulho no trabalho feito”

Antes da estreia de Um Adeus Mais-que-perfeito, criação da Companhia de Teatro de Almada...

11 das 18 vagas para médico de família ficaram por preencher em Almada e Seixal

Na Unidade de Saúde Local Almada-Seixal, 46% das vagas ficaram por preencher, incluindo as...

Rendas em Almada: mediana mantém-se nos 12 euros por metro quadrado

Município registou nos primeiros meses de 2025 um valor mediano de 11,98 euros por...

Almada assina protocolo para instalar Loja de Cidadão na Romeira

O protocolo foi assinado entre a Câmara Municipal de Almada e entidades estatais e...