14.5 C
Almada

Ranking das escolas em Almada: Colégio Campo de Flores no top 10 nacional

Instituição de ensino privado de Almada é uma das melhores do país, registando uma subida de 23 lugares face ao ano anterior. Imediatamente atrás no concelho estão o Externato Frei Luís de Sousa (com uma subida assinalável) e a Escola Emídio Navarro.

 

O Colégio Campo de Flores, na Caparica, destacou-se no ranking nacional das escolas de ensino secundário relativo ao ano de 2024, ao alcançar a décima posição a nível nacional, após uma subida de 23 lugares face à classificação obtida em 2023. Com uma média de exames de 15,57 valores, o colégio figura agora entre as dez melhores escolas do país, sendo o mais bem classificado do concelho de Almada.

Num ranking que, à semelhança de anos anteriores, é dominado por instituições de ensino privado, o Colégio Campo de Flores registou mais um valor relativamente à média do ano passado, que era de 14,37 valores. Em segundo lugar a nível municipal (87.º do ranking geral), está o Externato Frei Luís de Sousa, que apresentou em 2024 um desempenho nos exames nacionais na ordem dos 12,97 valores, aponta o ranking elaborado pelo Observador/Nova BSE, com base nos dados fornecidos pelo Ministério da Educação.

ranking-ensino-secundario
Ranking. Tabela: Andressa de Sousa / Almadense

Em sentido inverso, a Escola Secundária Daniel Sampaio, na Sobreda, surge na 413.ª posição, depois de em 2023 ter ocupado o 324.º lugar, tendo registado em 2024 uma média de 11,05 valores nos exames nacionais. Quanto à Anselmo de Andrade, desceu quase 100 posições, ocupando agora o 523.º lugar do ranking do ensino secundário (média de 10,41 valores). A fechar a tabela das escolas do município, continua a surgir a Escola Básica e Secundária Prof. Ruy Luís Gomes, que registou uma média nos exames de 9,79 valores (o único estabelecimento de ensino em Almada com uma média negativa).

- PUBLICIDADE -

O ranking abrange todas as escolas do ensino secundário com um número mínimo de exames efetuados nas principais disciplinas, sendo que este ano foram incluídas 615 instituições.

 

Escolas privadas lideram ensino básico

No que toca ao ensino básico (até ao 9.º ano), o topo da tabela também é ocupado por instituições privadas. O Colégio Campo de Flores e o Externato Frei Luís de Sousa continuam a ocupar os dois primeiros lugares (70.º e 171.º a nível nacional, respetivamente). O pódio é completado pelo Colégio do Vale, na Charneca de Caparica que, com uma média de exame de 3,22 (de 0 a 5), surge no 182.º lugar a nível nacional.

ranking-escolas-basicas
Ranking ensino básico. Tabela: Andressa de Sousa / Almadense

O ranking do 9.º ano inclui 1188 instituições de ensino a nível nacional. Aqui, e ao contrário do que se verifica no ranking do secundário, a Escola Emídio Navarro registou uma descida assinalável, do 229.º para o 542.º lugar. Em sentido inverso, a Escola Básica Carlos Gargaté, na Charneca de Caparica, subiu quase 200 posições, ocupando agora o 270.º posto do ranking nacional e o quarto lugar a nível local.

Outras escolas na metade superior da tabela são a Escola Básica Elias Garcia (301.º); a Secundária Daniel Sampaio (387.º); e a Escola Básica de Vale Fetal, que ocupa o 508.º posto. Tal como acontecia em 2023, as posições inferiores do ranking no concelho de Almada são ocupadas pela Básica do Miradouro de Alfazina, no Monte de Caparica (1168º lugar), e pela Básica da Trafaria, (em 1186.º).

Este ano, há também a destacar uma novidade nos dados disponibilizados: o novo “indicador de equidade”, que pretende denotar a percentagem de alunos com apoio de Ação Social Escolar que concluíram os cursos científico-humanísticos do ensino secundário dentro do tempo esperado (três anos).

- PUBLICIDADE -
expo-fct

No secundário, a Ruy Luís Gomes (138.º), Daniel Sampaio (174.º) e a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, no Pragal (181.º) ocupam as três primeiras posições no concelho, determinadas pela taxa de sucesso escolar. Já no ensino básico, a primeira posição a nível do município é ocupada pela Escola Básica Elias Garcia, na Sobreda, que ficou em 226.º lugar.

Habitação: Rendas em Almada não param de aumentar. “É muito dinheiro para dar por uma casa”

 

Apoie o jornalismo local independente

Caro leitor, o seu apoio é fundamental para garantir que o jornal ALMADENSE pode continuar a informar a comunidade com rigor e isenção. Contribuir financeiramente para a sustentabilidade do jornal é uma forma de assegurar que temas relevantes para o nosso concelho continuam a receber cobertura de forma honesta e imparcial, sem influências externas. Cada donativo é importante para nos ajudar a financiar este trabalho e dar voz às histórias que merecem ser contadas. Contamos consigo para continuar esta missão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

Últimas

PUBLICIDADE
expo-fct

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Jovem atleta da Costa da Caparica conquista o ouro na World Cup de Jiu Jitsu

Com apenas 13 anos, Laura Ribeiro conquistou a competição que decorreu no passado fim-de-semana,...

“Ligue Antes, Salve Vidas”: 55% dos contactos para SNS24 em Almada atendidos em centros de saúde

Iniciativa foi implementada no concelho há seis meses, visando aliviar a pressão sobre os...

Salvador Martinha apresenta “Aura Super Jovem” em Almada a 3 de maio

Humorista de 41 anos reflete sobre a vida e a profissão no seu primeiro...

Número de beneficiários da Refood em Almada aumentou 15% em 2024

Projeto que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e ajudar famílias carenciadas tem...