anuncio-farmacia-sobreda
20.3 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Época balnear arrancou com reforço de vigilância nas praias de Almada

Município investiu quase 150 mil euros no último ano na iniciativa, que visa garantir vigilância, socorro e assistência nas praias do concelho.

 

Já arrancou a época balnear deste ano em Almada (dia 1 de junho) e, com ela, arrancou também a nova fase do programa “Praia Protegida”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Almada que garante vigilância, socorro e assistência nas praias do concelho ao longo de todo o ano.

Em 2024, o município investiu mais de 142 mil euros neste programa, quase o triplo do valor atribuído na sua criação em 2018 (cerca de 56 mil euros na altura), o que reflete a “trajetória de crescimento” da iniciativa e o reforço do compromisso da autarquia com a segurança nas zonas balneares.

O dispositivo de segurança conta com a colaboração de três associações de nadadores-salvadores — Âncora, Caparicamar e Associação da Frente Atlântica da Costa de Caparica —, bem como dos bombeiros voluntários de Cacilhas e da Trafaria. A articulação com a Autoridade Marítima Nacional, através do programa “Praia Segura”, reforça a abrangência da iniciativa.

O programa, operacional desde janeiro, está estruturado em várias fases, com especial atenção aos períodos fora da época balnear oficial — como as férias da Páscoa e os fins de semana de primavera e outono — respondendo ao número crescente de visitantes que procuram as praias da frente atlântica de Almada ao longo do ano.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

Durante a apresentação pública do programa, a vereadora Francisca Parreira (pelouro da Proteção Civil e Segurança) destacou o alargamento do período de vigilância e o reforço dos meios envolvidos, sublinhando a importância de garantir uma resposta eficaz não só nos meses de verão, mas também fora deles. “A assistência a banhistas está a ser assegurada durante todo o ano, com especial incidência e atenção aos períodos que antecedem e sucedem a época balnear”, referiu a autarca.

O investimento representa o esforço da autarquia em resposta às exigências de procura da frente costeira. O programa Praia Protegida funciona em articulação com o programa Praia Segura, da Autoridade Marítima Nacional – Capitania do Porto de Lisboa.

Terminaram as obras de alargamento do IC20, que liga Almada à Costa da Caparica

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

Últimas

PUBLICIDADE
festa-vilas-charneca

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Instituto Piaget e Almada: “Era um deserto quando chegámos, hoje é uma localização privilegiada”

Em entrevista ao ALMADENSE, a presidente do Piaget de Almada reflete sobre a história...

Só em setembro as urgências de obstetrícia funcionarão em pleno no Hospital Garcia de Orta

O anúncio foi feito pelo ministra da Saúde esta quarta-feira. Até lá, os três...

11 das 18 vagas para médico de família ficaram por preencher em Almada e Seixal

Na Unidade de Saúde Local Almada-Seixal, 46% das vagas ficaram por preencher, incluindo as...

Rendas em Almada: mediana mantém-se nos 12 euros por metro quadrado

Município registou nos primeiros meses de 2025 um valor mediano de 11,98 euros por...