Quinta-feira, Abril 25, 2024
CulturaDestaqueOutros Destaques

Teatro de Almada apresenta “Noite de Reis”, de Shakespeare

Espectáculo encenado por Peter Kleinert estará em cena em Almada entre os dias 7 e 30 de outubro.

 

Depois de estrear no Festival de Teatro de Almada deste ano, a peça “Noite de Reis”, em que o encenador Peter Kleinert revisita a comédia de William Shakespeare, regressa à Sala Principal do Teatro Municipal Joaquim Benite. Trata-se da quarta criação deste ano da Companhia de Teatro de Almada e estará em cena entre os dias 7 e 30 de outubro.

Escrita por volta de 1601, “Noite de Reis” é um dos textos de maior sucesso de William Shakespeare (1564-1616), sendo também uma das mais representadas. “O maravilhoso jogo shakespeareano, que se desenvolve em torno da ideia de identidade, resulta numa comédia insana e violenta, cheia de graça mas também melancólica”, refere a produção na nota de apresentação do espectáculo.

expo-lisnave-cma

Trata-se de uma comédia que joga com os vários tipos-sociais e a identidade de género. No texto, acompanhamos a história de Viola, que chega a uma terra chamada Ilíria após um naufrágio no qual pensara ter-se afogado o seu irmão, Sebastião. Para evitar os perigos de se apresentar como mulher numa terra estranha, decide disfarçar-se de homem, e passa a ser Cesário, um criado logo contratado pelo Conde Orsino. Trata-se do ponto de partida para uma série de confusões, que irão desencadear numa situação de caos.

André Pardal, Erica Rodrigues, Ivo Marçal e João Cabral são alguns dos atores no elenco. As sessões decorrem de quarta a sábado às 21h e quarta e domingo às 16h. Os bilhetes podem ser adquidos na bilheteira do Teatro Joaquim Benite e também online.

 

Conversas com o público com Cristina Margato

Com a apresentação de “Noite de Reis” regressam também ao foyer do Teatro as conversas com o público, que serão novamente conduzidas por Cristina Margato. No sábado, dia 8 de outubro tem lugar a primeira conversa, subordinada ao tema “O género no teatro isabelino”, com a presença do poeta e tradutor Daniel Jonas.

Segue-se, no dia 15, uma tertúlia sobre “Escrita e género” com os escritores Ana Margarida de Carvalho e Bruno Vieira Amaral. No dia 22 de outubro o tema é “Sobre linguagem inclusiva” e conta com a presença da escritora Raquel Freire e do linguista Manuel Monteiro.

Finalmente, no dia 30, o debate, que conta com o professor António Fernando Cascais e com a socióloga Isabel Freire, vai girar em torno de “Sexualidades na transição para a democracia”. Todas as conversas terão início às 18h.

 

Atividades dedicadas aos mais velhos assinalam o mês do idoso em Almada

education-mrec

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *