Almada abre centro de testes à Covid-19

Nota: Este artigo tem mais de seis meses, podendo estar desatualizado.

 

Primeiro centro de despiste à Covid-19 em Almada abre no dia 8 de Abril. Até ao momento, o concelho contava apenas com uma área de tratamento a funcionar na USF do Pragal.

 

A partir desta quarta-feira, dia 8 de abril, Almada passará a contar com uma Unidade de Despiste à Covid-19, que irá funcionar na Escola Básica Rogério Ribeiro, no Pragal. O novo centro de rastreio vai realizar testes apenas a utentes com prescrição médica do Sistema Nacional de Saúde (SNS) e mediante marcação obrigatória, informou a Câmara Municipal de Almada.

Centro de testes à Covid-19 em Almada muda de instalações

A unidade terá capacidade para fazer 30 testes diários, número que “poderá aumentar”, dependendo da “capacidade do país”, indicou ao ALMADENSE o diretor executivo do ACES Almada Seixal, Alexandre Tomás.

Trata-se do primeiro centro de testes a operar em Almada, uma vez que até à data o concelho contava apenas com uma área dedicada à avaliação e tratamento de doentes com Covid-19, instalada na USF do Pragal onde “não estão a ser realizados testes” indicou ainda Alexandre Tomás.

A nova unidade de despiste é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Almada (CMA) e o ACES Almada-Seixal, e surge no âmbito do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil. Além da cedência do espaço, a autarquia assegura ainda as questões logísticas para o funcionamento deste centro, mobilizando funcionários e outros serviços municipais.

Na primeira semana de atividade do novo centro de despistagem, os testes vão realizar-se apenas nos dias 8 e 9 de abril (entre as 14h e as 18h). A partir de 13 de abril,  os testes serão feitos de segunda-feira a sábado, no mesmo horário. Os serviços laboratoriais serão assegurados pelo laboratório Germano de Sousa, tendo sido contratualizados pelo SNS. As marcações podem ser feitas através de contacto telefónico: 932 007 691 ou via email: covid19.almada@germanodesousa.com.

Até ao momento, o concelho de Almada regista 130 casos confirmados de infecção por Covid-19, e duas vítimas mortais. Trata-se do número mais elevado do distrito de Setúbal, onde existem 441 infetados. A nível nacional, os casos aumentaram 6% nas últimas 24 horas, para um total de 12.442. De acordo com os números divulgados pela Direção-Geral de Saúde, até esta terça-feira faleceram 345 pessoas em Portugal vítimas de Covid-19, mais 34 do que no dia anterior.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *