Sexta-feira, Maio 3, 2024
CulturaDestaque

Oito sugestões para viver a próxima semana em Almada

Cinema, um concerto gratuito de ano novo ou uma visita guiada no Solar dos Zagallos são algumas das sugestões do ALMADENSE.

 

Já começou 2024 e a cidade não para. Entre concertos de ano novo, cinema e até um mercado de troca de brinquedos, conheça as sugestões do ALMADENSE para desfrutar da semana que se avizinha.

 

1. Celebrar o Alentejo com um ciclo de cinema

Publicidade
fct-cientistas

Ainda está a decorrer o primeiro Ciclo de Cinema Transtagano no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça. Esta sexta-feira, 12 de janeiro, o filme escolhido é “Florbela”, de Vicente Alves do Ó. Numa história inspirada por factos verídicos, Florbela Espanca vive uma vida de esposa na província, que não é conciliável com sua alma inquieta, e a artista não consegue escrever nem amar. A sessão acontece às 21h e os bilhetes têm o valor de 3 euros, com desconto de 50% para jovens e seniores.

 

2. Participar num encontro sobre património

Ainda vai a tempo de participar no encontro «Arqueologia, Património e Autarquias», no Convento dos Capuchos, que decorre até sexta-feira, dia 12 de janeiro. Será um espaço para pensar o património e o papel dos municípios na sua divulgação, passando por temas como proteção, gestão e divulgação do património arqueológico.

No encontro, procura fazer-se um balanço do que tem sido a atuação dos municípios a este nível, reconhecendo boas práticas e apontando caminhos para uma resolução mais eficaz dos problemas e desafios que se colocam ao país neste domínio. Será discutido, também, o caso de Almada Velha. O programa completo pode ser consultado aqui.

 

3. Vibrar num concerto de tributo aos Deep Purple

Os Purple Star são o tributo a Deep Purple que promete animar a noite de sexta-feira, 12 de janeiro, no Cine Incrível – Alma Danada. A banda de tributo a Ian Paice, Jon Lord, Ritchie Blackmore, Nick Simper e Rod Evans irá trazer ao palco os êxitos do grupo britânico, como “Smoke on the water”, “Highway star” ou “Into the fire”. A entrada tem o valor de 8 euros, podendo ser adquirida na própria noite.

 

4. Ir com os mais novos a um mercado de troca de briquedos

No sábado, dia 13 de janeiro, na Biblioteca Central de Almada, as famílias podem participar num mercado de troca de brinquedos Play On!, que incentiva a refletir sobre os nossos hábitos de consumo e sobre como ser uma criança envolvida, motivada e feliz. A entrada é livre, com inscrição obrigatória para as oficinas.

Para as mães, há a oficina “Vamos prevenir para não remediar: eu quero amamentar”, às 11h, com a osteopata Ana Patrícia Silva, a terapeuta da fala Joana Caçoeiro e a consultora de lactação e fisioterapeuta Lina Lopes.

Para os mais novos, há hora do conto às 15h30, com a história “Depois do Natal”, de Beatrice Alemagna, em que se pensa o momento de lentidão depois da azáfama natalícia. De seguida, terá lugar a oficina “Vamos construir com Caixas”, tendo por base caixas de cartão e materiais utilizados nos enfeites do Natal para construir novas fantasias. As oficinas estão sujeitas a marcação prévia, através do e-mail biblactividades@cm-almada.pt .

 

5. Participar numa visita guiada no Solar dos Zagallos

O artista Gonçalo Gonçalves propõe uma visita guiada à exposição “New Wave, New House”, patente no Solar dos Zagallos, resultado da Open Call 2023, às 15h do dia 13 de janeiro.

“Inspirar, contrair, expirar e relaxar. A evocação da casa, sentida ironicamente como espaço de expansão e descoberta interior é o mote para esta exposição”, indica a organização.

O autor é licenciado em pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e especialista em Design pela Universidade Lusófona de Lisboa. A iniciativa tem entrada gratuita, com inscrição através do e-mail solar@cm-almada.pt .

 

6. Ouvir ópera num concerto de ano novo gratuito

“As Mais belas Árias de Ópera” é o concerto de ano novo que promete impressionar os espetadores, às 21h do dia 13 de janeiro na Academia Almadense. Este concerto contará com a soprano Susana Gaspar e o tenor Carlos Cardoso, acompanhados pela Orquestra Promenade.

O programa é constituído por árias de ópera, como “La Tarantula” ou “Nessun Dorma”, criadas por compositores como Giacomo Puccini, Franz Lehar, Augustin Lara, Johann Strauss e Giuseppe Verdi. A entrada é gratuita, com levantamento obrigatório de bilhete. Este pode ser levantado na bilheteira da Academia Almadense, no próprio dia, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 20h45.

 

7. Assistir ao concerto “Iberian Impressions” no teatro municipal

Também a 13 de janeiro, pelas 21h, a sala principal do Teatro Joaquim Benite recebe “Iberian Impressions”, concerto integrado no Ciclo de Música de Câmara.

O concerto constitui “uma viagem pela música ibérica para piano”, indica a organização, começando e terminando com duas obras que funcionam como alicerces de todo o programa: a “Sonatina” de Armando José Fernandes e a de Xavier Montsalvatge. Serão também tocados dois ciclos com obras de carácter nacionalista: a suite “España”, de Isaac Albéniz, e a primeira série das “Cenas Portuguesas”, de José Vianna da Motta. Haverá ainda espaço para um conjunto de obras de Pedro Blanco, um compositor espanhol que se radicou na cidade do Porto. Os bilhetes para este concerto têm o valor de 13 euros e podem ser adquiridos através da BOL.

 

8. Ir a uma conferência sobre a literatura de Macau

A 17 de janeiro, pelas 18h, o Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, no Pragal, recebe a conferência “A Literatura de Macau”. Ao lado do orador, Jorge Arrimar, estarão presentes vários autores macaenses, como Carolina de Jesus, Natividade Ribeiro e Fernando Sales Lopes. Haverá também um momento de declamação literária.

Um pouco mais tarde, às 19h30, há chá com letras para desfrutar em boa companhia. Esta iniciativa integra-se no projeto “Almada na rota do Oriente”, que até maio de 2024 traz exposições, cinema e várias conferências à Travessa dos Moinhos.

 

Teatro de Almada comemora 50 anos de Abril com espetáculos e exposições

Publicidade
education-mrec

0 Comentários

  • É gratificante ter noticias de Almada via google. Estas actividades são sempre bem vindas

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *